Nelore predomina na Expogrande
17 de março de 2003
Ameaça de guerra ampliou exportações do Brasil
19 de março de 2003

Pesquisa mostra efeitos da carne vermelha nos níveis de vitamina D

A carne vermelha pode ter um efeito muito mais sério nos níveis de vitamina D no organismo do que os cientistas pensavam. Esta informação foi destacada pela gerente de Nutrição e Ciência da Carne da instituição britânica Meat and Livestock Comission (MLC), Maureen Strong, durante uma conferência ocorrida na Nova Zelândia.

Há muito tempo se sabe que a carne bovina ajuda no combate de problemas referentes à saúde dos ossos, mas Strong acredita que seu papel pode ser ainda mais importante no organismo. Segundo ela, um estudo feito com mulheres vegetarianas e com mulheres que comem carne mostrou que as vegetarianas tinham níveis muito menores de vitamina D em suas amostras sangüíneas do que aquelas que comiam carne.

A diferença foi muito maior do que poderia ser explicado somente pela quantidade de vitamina D que tradicionalmente se acredita que está presente na carne vermelha.

“A contribuição da biodisponibilidade da vitamina D da carne vermelha pode ser de quatro a cinco vezes maior do que o previsto nas estimativas do teor de vitamina D presente nas carnes, aumentando, então, sua posição como uma importante fonte de nutrientes. Esta é somente a ponta do iceberg e, à medida que nosso conhecimento e entendimento sobre o envolvimento da vitamina D na saúde e nas doenças crescem, isso poderá ser extremamente benéfico para aumentar nosso entendimento do papel vital da carne vermelha em uma saudável dieta balanceada”.

Strong participou do Workshop Internacional sobre Nutrição de Carnes Vermelhas, organizado pelas instituições neozelandesas New Zealand Beef and Lamb Marketing Bureau, que atraiu especialistas científicos e representantes de todo o mundo.

O evento contou com outros palestrantes que incluíram a conselheira do governo do Reino Unido e pesquisadora, Margaret Ashwell. Segundo ela, este novo trabalho que mostra o papel da carne vermelha na disponibilidade de vitamina D fortificará a idéia de que este produto precisa fazer parte de uma dieta balanceada.

Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.