Um estudo sobre a confiança dos consumidores dos Estados Unidos na oferta de alimentos do país mostra que a maioria dos consumidores está, de forma geral, satisfeita com os alimentos que comem e com os produtores dos mesmos. Além disso, a pesquisa feita com ambos, mostrou que os produtores estão mais informados sobre o que os consumidores querem do sistema de alimentos do que estavam há três anos. Entretanto, várias lacunas ainda existem e os produtores precisam continuar trabalhando para educar os consumidores sobre as práticas de produção de alimentos nos EUA.
Estas são as descobertas do novo estudo sobre a atitude dos produtores e consumidores feito em 2002 pela Federação Americana da Agência Rural e pela Altria – antiga Philip Morris Management. O estudo foi uma seqüência do projeto de pesquisa feito em 1999 que revelou significantes lacunas entre as visões dos consumidores e dos produtores sobre assuntos referentes à agricultura e alimentos.
Alguns pontos chave da pesquisa incluem:
* Os produtores estão mais sincronizados com as expectativas dos consumidores do que estavam há três anos, especialmente no que se refere à segurança dos alimentos;
* Mais de 80% dos consumidores acreditam que os produtores devem ser protegidos das flutuações econômicas;
* 58% dos consumidores acham que é importante que o alimento seja produzido de forma a manter os recursos ambientais e a produtividade futura;
* As práticas referentes ao meio-ambiente feitas pelos produtores estão de acordo com as expectativas dos consumidores, enquanto grandes lacunas existem em outras áreas;
* As oportunidades dos produtores de educar os consumidores sobre a agricultura estão começando a se encerrar à medida que mais consumidores vêm formando opiniões sobre assuntos referentes à produção de alimentos;
* 81% dos consumidores estão claramente satisfeitos com o sabor dos alimentos;
* 74% dos consumidores estão claramente satisfeitos com a frescura e a seleção dos alimentos disponíveis;
* 85% dos consumidores disseram que estariam dispostos a aceitar custos maiores dos alimentos em troca de ganhos ambientais nas propriedades rurais;
* Consumidores e produtores concordam que quase todos da cadeia de alimentos têm grandes responsabilidades pela segurança dos mesmos;
* Apesar das lacunas de comunicação em algumas áreas terem acabado, o novo estudo mostra que a agricultura ainda precisa fazer um melhor trabalho de comunicação com os consumidores;
* Os resultados da pesquisa mostraram que 63% dos produtores rurais e 73% dos consumidores disseram que a indústria agrícola está fazendo um trabalho “aceitável” ou “pobre” em explicar os benefícios e desvantagens das técnicas de produção de alimentos ao público norte-americano.
A pesquisa indica que os produtores ainda podem conseguir educar os consumidores – mas a janela de oportunidades está começando a fechar à medida que menos consumidores respondem “não sei” às perguntas relacionadas à alimentação e à agricultura.
A pesquisa foi conduzida pela Roper ASW. Eles entraram em contato com mil consumidores para pedir sua opinião sobre as praticas agrícolas e sobre como os produtores rurais estavam fazendo para abastecer as demandas de oferta de alimento. Eles também entraram em contato com 700 produtores rurais para lhes questionar sobre a sua avaliação referente às expectativas dos consumidores e suas perspectivas sobre suas práticas agrícolas futuras.
Fonte: American Farm Bureau Federation, publicado em Dairy Herd Management, adaptado por Equipe BeefPoint