O que significa “natural” quando essa palavra aparece no rótulo de alimentos? Uma pesquisa recente mostra que os consumidores realmente não sabem. No entanto, a pesquisa, conduzida pelo Consumer Reports, mostrou que os consumidores querem e estão dispostos a buscar por isso, alimentos que sejam naturais. Cinquenta e nove por cento dos consumidores gastam procurando produtos com rótulos de naturais e esses alimentos criaram um mercado de US$ 40,7 bilhões no ano passado, de acordo com o Nielsen.
O que significa “natural” quando essa palavra aparece no rótulo de alimentos? Uma pesquisa recente mostra que os consumidores realmente não sabem. No entanto, a pesquisa, conduzida pelo Consumer Reports, mostrou que os consumidores querem e estão dispostos a buscar por isso, alimentos que sejam naturais. Cinquenta e nove por cento dos consumidores gastam procurando produtos com rótulos de naturais e esses alimentos criaram um mercado de US$ 40,7 bilhões no ano passado, de acordo com o Nielsen.
A pesquisa mostrou que o que os consumidores pensavam que estavam tendo de carnes vermelhas e de aves “naturais” eram produtos de animais que não receberam hormônios (89%) ou antibióticos e outras drogas (81%), e animais cuja ração não continha organismos geneticamente modificados (85%) ou ingredientes artificiais (85%).
Porém, o rótulo de natural não promete nem tem relação com nenhum desses fatores. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que regulamenta produtos de carnes vermelhas, brancas e ovos, qualquer item de carne vermelha pode ser chamado de natural se não contiver ingredientes artificiais ou adição de cor e for minimamente processado – significando que o processamento não altera fundamentalmente o produto. Toda carne bovina fresca atende a essa definição.
Para a Administração de Alimentos e Drogas (FDA), que regulamenta todos os outros alimentos, uma definição formal para o uso do termo natural não existe. Em 1993, após desistir de tentar formar essa definição, a agência decidiu “não restringir o uso do ‘natural’ nos produtos. É um termo muito complexo”, disse Ritu Nalubola, do FDA. De acordo com o site do FDA, “de uma perspectiva de ciência dos alimentos, é difícil definir um produto alimentício que seja ‘natural’, porque o alimento provavelmente foi processado e não é mais um produto da terra”.
Mesmo com a ausência de definição, o FDA não faz objeção que o termo seja usado se “nada artificial ou sintético (incluindo todos os aditivos de cor, independentemente da fonte) tiver sido incluído ou tiver sido adicionado a um alimento que normalmente não seria esperado nesse alimento”. Porém, o FDA desestimula os processadores a usarem esse termo. “Natural pode implicar injustificavelmente um alimento de qualidade superior ou segurança comparado com outros alimentos similares”, disse Nalubola.
A pesquisa do Consumer Reports também iluminou alguns outros atributos de interesse aos consumidores: a maioria deles – 92% – querem apoio aos produtores rurais locais quando compram seu alimento. Oitenta e nove por cento querem proteger o meio-ambiente de químicos; 86% querem condições justas aos trabalhadores; 80% querem boas condições de vida aos animais; e 78% querem menos uso de antibióticos na produção de alimentos.
Fonte: beefcentral.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.