O número de vegetarianos satisfeitos com as opções de produtos 100% vegetais disponíveis sofreu um declínio drástico, de acordo com pesquisa realizada pela empresa de pesquisa de mercado SurveyGoo e encomendada pela Ingredient Communications.
A pesquisa on-line com 1.000 consumidores nos EUA e no Reino Unido constatou que a taxa de satisfação líquida entre os vegetarianos foi de +8%. Essa foi uma queda significativa em comparação com 2018, quando a mesma pesquisa registrou uma satisfação líquida de +47% entre os vegetarianos.
Nos EUA, a satisfação líquida entre os vegetarianos caiu de +38% em 2018 para -10% agora, uma variação negativa de 48%.
No Reino Unido, por sua vez, a satisfação líquida entre os vegetarianos sofreu uma oscilação negativa de 35% – de +55% em 2018 para +20% na última pesquisa.
Em contraste, a satisfação líquida entre os veganos aumentou de +2% em 2018 para +17% atualmente. A satisfação líquida entre os veganos dos EUA está agora em -3%, contra -9% em 2018. Entre os veganos do Reino Unido, a satisfação líquida é de +25%, em comparação com +28% cinco anos antes.
A pesquisa foi realizada em setembro de 2023 por especialistas em pesquisa de mercado da SurveyGoo, que também perguntaram aos entrevistados sobre suas percepções de produtos específicos à base de vegetais. Os resultados oferecem algumas pistas possíveis sobre por que os níveis de insatisfação entre os vegetarianos estão tendendo a aumentar.
Quando solicitados a avaliar o quanto achavam atraentes os produtos à base de carne de origem vegetal, 95% dos entrevistados veganos disseram que eles pareciam saborosos, em comparação com 56% dos vegetarianos. Enquanto isso, 91% dos veganos disseram que achavam os produtos lácteos alternativos atraentes, em comparação com 60% dos vegetarianos.
Richard Clarke, diretor administrativo da Ingredient Communications, comentou: “Os altos níveis de insatisfação e o declínio das taxas de satisfação líquida entre os vegetarianos indicam uma tendência preocupante que precisa ser examinada com mais atenção.”
“De interesse especial é o fato de que menos vegetarianos consideram atraentes carnes e laticínios à base de vegetais. Isso pode ajudar a explicar por que os níveis de satisfação líquida são tão mais baixos entre esses consumidores.”
Ele acrescentou: “Há muitos benefícios em um estilo de vida vegano e existem muitos produtos excelentes para atender às necessidades dos veganos. Mas é preciso fazer a seguinte pergunta: na pressa de se tornar 100% vegetal, será que as marcas e os varejistas negligenciaram as necessidades dos vegetarianos, que geralmente ficam satisfeitos em consumir laticínios e ovos? Em caso afirmativo, será que mais produtos híbridos são a resposta?”
Ele concluiu: “De qualquer forma, os resultados da nossa pesquisa reforçam a regra de ouro da fabricação de alimentos: é essencial usar os melhores ingredientes para proporcionar uma excelente experiência alimentar.”
“Já se foi o tempo em que os veganos e vegetarianos eram simplesmente gratos por ter algo – qualquer coisa – que pudessem comer. Eles querem e esperam o melhor.”
Fonte: Nutraceutical Business Review, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.