Os norte-americanos estão consumindo mais calorias de alimentos de restaurantes de serviço completo e de fast food. A participação da ingestão diária de calorias de alimentos consumidos fora de casa aumentou de 18% para 32% entre o final dos anos 70 e o meio dos anos 90, de acordo com pesquisas de consumo de alimentos feitas pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) (1977-78 e 1994-96).
Os norte-americanos estão consumindo mais calorias de alimentos de restaurantes de serviço completo e de fast food. A participação da ingestão diária de calorias de alimentos consumidos fora de casa aumentou de 18% para 32% entre o final dos anos 70 e o meio dos anos 90, de acordo com pesquisas de consumo de alimentos feitas pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) (1977-78 e 1994-96). Entretanto, esses alimentos tendem a ser mais densos em calorias e nutricionalmente pobres do que os alimentos preparados em casa, em média.
A busca por saúde é um dos vários determinantes do comportamento dos consumidores. Eles também pesam conveniência e entretenimento na hora de fazer uma refeição. Uma pesquisa com os consumidores dos EUA indicou que os respondentes que estão mais dispostos a trocar outros atributos do alimento pela conveniência tem 8% mais chance de jantar fora. Quando a conveniência é o principal fator influenciando a escolha de comer fora de casa, os consumidores têm 17% mais chance de comprar fast food.
Quanto aos restaurantes de serviço completo, os consumidores que buscam uma experiência agradável no jantar têm 29% mais chance de freqüentar este tipo de local. Os consumidores que estão buscando alimentos saudáveis também têm 19% mais chances de freqüentar os restaurantes de serviço completo do que de escolher restaurantes fast food. Estes últimos consumidores, que geralmente evitam os fast foods, acreditam que os estabelecimentos de serviço completo fornecem alimentos relativamente saudáveis.
Na realidade, outra pesquisa mostra que as refeições e aperitivos consumidos em restaurantes de serviço completo não são nutricionalmente superiores aos dos restaurantes fast food. Comparado com as refeições fast foods, as dos estabelecimentos de serviço completo tendem a ser mais ricas em gordura, colesterol e sódio, em média, embora com menos gorduras saturadas.
Esta lacuna no conhecimento sobre dietas saudáveis pode ser um exemplo de onde os consumidores norte-americanos podem se beneficiar de mais educação nutricional. Resultados mostram que tendo mais conhecimento avançado sobre dietas saudáveis, como evidenciado por um maior entendimento sobre as relações entre a dieta e algumas doenças, aumenta a chance de o consumidor escolher restaurantes fast food.
A tendência em direção ao aumento no consumo de alimentos fora de casa tem sido atribuída à crescente demanda dos consumidores por uma variedade de alimentos, conveniência e entretenimento. Entretanto, a menor qualidade nutricional dos alimentos consumidos fora de casa não sugere por si só que os consumidores desejam alimentos não saudáveis nem sugere que os consumidores falham em usar seu conhecimento sobre saúde e dieta quando tomam suas decisões de jantar fora.
Os restaurantes podem ser capazes de vender alimentos de menor qualidade nutricional do que os alimentos caseiros, em média, porque os consumidores desejam outros atributos das refeições e dos aperitivos. Alguns consumidores também podem tomar decisões baseados em informações parciais.
Fonte: Serviço de Pesquisa Econômica (Economic Research Service – ERS) do USDA, adaptado por Equipe BeefPoint.