A Universidade de São Paulo (USP) irá realizar a partir deste ano um trabalho de avaliação genética da raça Braford em parceria com Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB). Conforme a dirigente da entidade, Greice Martins, a parceria com universidades renomadas para a criação de um banco de dados genéticos é uma tendência mundial dentro da atividade pecuária.
A parceria foi efetuada com o Grupo de Melhoramento Animal da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP. O programa de Avaliação Genética do Braford vai avaliar as seguintes características da raça: peso ao nascer, peso na desmama, peso aos 14 meses, perímetro escrotal, escore de musculosidade, altura da garupa, escore de comprimento de umbigo e medidas de ultra-som. Essa atividade também poderá definir características de ganhos de peso, conformação e precocidade.
Greice ressalta que com a evolução do banco de dados, novas características serão automaticamente introduzidas no programa, como a precocidade sexual e probabilidade de rebreeding.
Para participar do programa os criadores associados da ABHB deverão procurar informações diretamente na sede da entidade a partir de março. O criador terá uma taxa de adesão na ordem de R$ 3,50 por vaca ativa de seu rebanho e os serviços de avaliação genética terão um valor correspondente a 12,8% do valor da arroba do boi, que hoje está em cerca de R$ 8. O criador pagará apenas uma vez por animal, e serviços históricos não serão cobrados. Somente os animais que nasceram nos últimos três anos e as vacas terão as avaliações genéticas cobradas.
No cadastro serão inseridas informações pessoais do criador, endereço, e-mail, local da propriedade, tamanho do rebanho, nome do capataz e quem será o responsável pela compilação dos dados. Além disso, o associado deverá incluir dados dos registros de produção, pesagens e medições para o melhor desenvolvimento do trabalho.
A dirigente da associação adianta que com esta parceria a associação irá produzir anualmente o Sumário do Braford e também disponibilizará os dados dos animais no site da entidade (www.braford.com.br).
Fonte: Clic RBS/Agrol, adaptado por Equipe BeefPoint