Países europeus se unem pelo bem-estar animal
19 de dezembro de 2014
Nilton Pickler assume a presidência da Famasul em janeiro
19 de dezembro de 2014

Pesquisadores descobrem formas que vacas se comunicam

Pesquisadores registraram e analisaram as formas como as vacas se comunicam com seus filhotes, para traduzir os significados por trás dos “mus”. Eles identificaram duas formas diferentes de sons dos mugidos feitos a seus bezerros, dependendo se eles estão próximos ou separados. Eles também identificaram um mugido que os bezerros fazem a suas mães quando querem começar a mamar.

As vacas foram estudadas na fazenda em Radcliffe-on-Trent, Nottinghamshire, Reino Unido. A equipe da Universidade de Nottingham e Queen Mary University de Londres levaram dez meses registrando digitalmente os sons das vacas e, então, um ano analisando-os usando computadores.

Assim como as vozes humanas diferem umas das outras, os pesquisadores confirmaram que as vacas fazem seus sons próprios únicos.

Foram identificados três tipos de mugidos: mugidos com baixa frequência, quando as vacas estavam próximas de seus bezerros, que foram tranquilos e feitos com a boca fechada ou parcialmente aberta; mugidos altos com alta frequência, quando as vacas estavam separadas dos bezerros e precedendo a amamentação; mugidos dos bezerros produzidos quando foram separados de sua mãe e queriam mamar.

Os pesquisadores disseram que seus métodos de registro e análise dos sons das vacas poderiam ser usados para identificar indicadores de bem-estar animal, como por exemplo, os sons das vacas feitos quando estão estressadas.

Fonte: BBC, traduzida e resumida pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.