Existem delícias de crítica de restaurantes, panelas e, em seguida, há terra arrasada que leva pessoas como Guy Fieri a sair de Nova York. O crítico/assassino de restaurante do NY Times, Pete Wells, largou uma das últimas em sua crítica de zero estrela à amada instituição do Brooklyn, Peter Luger Steak House. Ele criticou os preços, a equipe de garçons e a atmosfera geral; ele zombou do coquetel de camarão, do molho do bife e do T-bone. E ele termina as coisas com um coice absolutamente brutal.
“O restaurante sempre terá seus fiéis. Eles vão rir dos preços, dos tomates fatiados de US $ 16,95 que têm gosto de 1979, do porterhouse de US $ 229,80 para quatro. Eles dirão que ninguém vai ao Luger sozinho, ninguém vai ao Luger pelo vinho, ninguém vai ao Luger pela salada, ninguém vai a Luger pelo serviço. A lista continua e fica mais difícil de engolir, até você começar a se perguntar quem realmente precisa ir a Peter Luger e começar a pensar que a resposta é ninguém.“
Wells sabe o que está fazendo e que tipo de poder ele exerce ao desencadear uma bomba como essa – é algo semelhante ao que ele fez com Per Se, American Kitchen & Bar de Guy, Momofuku Nishi e Javelina anteriormente. A única coisa que as pessoas adoram mais do que uma crítica é um chute. Como o New Yorker escreveu sobre a infame crítica de Wells do Guy: “Uma crítica ruim de um restaurante parece expandir o alcance de seus escritores mais do que uma crítica infeliz de um livro ou filme”.
Sem surpresa, a crítica de Luger causou tanta comoção, com mais de 1.800 comentários sobre a crítica original, bem como um acompanhamento no qual os leitores do Times elogiaram o Wells por dizer o que todo mundo aparentemente sabia, mas estava com muito medo de dizer em voz alta: Os “steaks do Luger estão em um longo declínio e seiu serviço, que antes era brusco, mas charmoso, está simplesmente desanimador. Além disso, é 2019 – quem gosta de um lugar que é caro e não aceita cartões de crédito?”
A reação mais importante veio do gerente geral de Luger, David Berson, neto dos fundadores Sol e Marsha Forman, que enviou esta declaração à Eater:
“O NY Times analisou Peter Luger várias vezes ao longo dos anos. Às vezes, conseguimos quatro estrelas, outras vezes menos. Embora os revisores e seus caprichos tenham mudado, a Lugers sempre se concentrou em fazer uma coisa excepcionalmente bem – servir a melhor qualidade de steak – com um membro da nossa família comprando cada pedaço de carne do USDA Prime individualmente, assim como fazemos há décadas.”
“Sabemos quem somos e sempre fomos. O melhor steak que você pode comer. Não é a mais recente salada de couve.”
“Somos gratos aos nossos clientes que continuam arrumando nossa casa todos os dias e, principalmente, aos nossos clientes regulares cujos e-mails de incentivo continuam inundando nossa caixa de entrada.”
Enquanto alguns críticos, leitores e estabelecimentos estão debatendo hoje qual é a melhor steakhouse da cidade agora que Luger perdeu a coroa, nem todos estão a bordo da narrativa. Eddie Huang escreveu uma defesa apaixonada de Luger em seu blog, que ele chamou de “a melhor steakhouse do mundo.”
“Se tem algo que precisamos MAIS é de Peter Luger, mais 2005 Supreme, mais Great NY Noodletown”, ele escreveu. “É isso que está morrendo em Nova York! Tudo o que tem uma identidade única e confiante ancorada na comunidade e crenças locais está sendo deslocado por experiências excessivamente calculadas/com curadoria que parecem algoritmos tentando atrair o maior número de seguidores”.
A crítica do NY Times pode ser lida nesse link (em inglês).
Fonte: Gothamist.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.