Redefinição de zonas livres de febre aftosa
10 de setembro de 2002
Frigoríficos arcam com custos da rastreabilidade
12 de setembro de 2002

PGP do grupo Provados a Pasto seleciona 87 tourinhos Nelore

Foi encerrada em 31 de agosto a 14a Prova de Ganho de Peso (PGP) do Grupo Provados a Pasto, realizada na Fazenda Cava Funda, em Quirinópolis (GO), propriedade de Ana Luiza Consoni Guimarães. 87 dos 164 machos da raça Nelore participantes da avaliação, iniciada em 08 de novembro de 2001, foram aprovados na PGP e serão levados a leilão, em abril de 2003, em Iporá (GO).

A prova seguiu o regulamento de provas de ganho de peso a campo da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), adaptado também para levar em conta circunferência escrotal, adequação funcional (testículos, aprumos, andamento, dorso-lombo, bainha/prepúcio, cascos, boca, temperamento) e atendimento dos padrões raciais.

Aos 18 meses de idade, os tourinhos aprovados na 14a PGP do Provados a Pasto ganharam 452 gramas/dia durante os dez meses da prova e saíram da avaliação com peso médio em torno de 340 kg e 27,4 cm de circunferência escrotal. O melhor macho da prova é um animal PO, propriedade do criador José Ricardo Rezek, filho do reprodutor Cabaré da Samélia (Visual x Himalaya).

No total, os 164 animais participantes entraram na prova com 227 kg (peso pós-adaptação) e saíram com 320,6 kg, com ganho de peso médio diário de 414,6 gramas e 27 cm de circunferência escrotal. Os melhores animais ganharam 586,7 gramas por dia e pesaram 420 kg ao final da avaliação.

As provas de gado de peso promovidas pelo Grupo Provados a Pasto são 100% em condições de pasto e duram 10 meses, sendo 70 dias de adaptação e 224 dias de avaliações. Durante esse período, são realizadas medições específicas e cinco pesagens. Os animais aprovados são comercializados em leilão. Neste momento, há três provas do Provados a Pasto em andamento, com 461 machos Nelore: duas na Fazenda Camapuã, em Palestina (GO) – uma com 155 e outra com 250 animais – e uma prova na 56 animais na Fazenda Sucuri (Itapirapuã GO).

O grupo Provados a Pasto foi criado em 1997 exatamente para realizar um trabalho de seleção de touros jovens da raça Nelore provados 100% em condições de campo. O grupo só usa touros efetivamente provados pelos mais importantes sumários da raça Nelore, o que garante aos pecuaristas que adquirem essa genética a segurança de estarem adquirindo animais que realmente serão produtivos nas condições dos Cerrados. Participam das provas de ganho de peso do Provados a Pasto os cinco pecuaristas que fazem parte do projeto – Ana Luiza Consoni Guimarães, Luis Humberto Consoni Guimarães, Elza Guimarães, Humberto de Freitas Tavares e Fernando Lemos Guimarães -, além de criadores de Goiás e Mato Grosso convidados.

Fonte: Texto Assessoria de Comunicações

Os comentários estão encerrados.