CNA: criador está pronto para novas regras do SISBOV
20 de setembro de 2005
MT: pecuaristas comemoram retorno da Sadia
22 de setembro de 2005

Piauí planeja divulgação da campanha antiaftosa

A gerência da Defesa e Inspeção Animal da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) iniciará em novembro uma nova campanha de vacinação contra a febre aftosa, atingindo todos os municípios piauienses. A meta é alcançar índice superior à primeira etapa da campanha, realizada em maio deste ano, que ficou em torno de 53,8% de cobertura vacinal do rebanho bovino. A SDR vai utilizar literatura de cordel para divulgar as ações da vacinação e a necessidade de imunização do rebanho.

Para superar os últimos dados, a vacinação terá ampla cobertura na mídia para despertar o interesse dos criadores para a importância da imunização do rebanho bovino contra a aftosa e tirar os animais do Piauí da situação de risco desconhecido, o que praticamente inviabiliza a comercialização da carne e de reses vivas para outros estados brasileiros.

A veterinária Marly Reis de Freitas alerta para a necessidade de uma nova tomada de consciência de todos os criadores. “O Piauí é um dos poucos estados do Brasil cuja criação de gado ainda se encontra na incômoda situação de risco desconhecido”, disse.

Ela indicou uma evolução considerável nos índices de vacinação em maio, mas adverte que o número ideal só será alcançado com a adesão total dos criadores. A meta é alcançar 100% do rebanho bovino e isso será possível quando ocorrer vigilância sistemática na comercialização e em eventos onde ocorra a movimentação de animais sem o devido certificado de vacinação.

Fonte: Clic RBS/Agrol, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.