O Produto Interno Bruto do agronegócio brasileiro voltou a subir em novembro, 0,54%, revertendo o movimento de queda observado até o mês anterior para 2015, segundo estimativas do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, feitas em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil). Com esse resultado, o agronegócio passou a acumular crescimento de 0,12% até novembro, devendo fechar o ano no positivo. A melhora do setor nos últimos dois meses foi resultado do comportamento do setor agrícola, enquanto a pecuária, ao recuar 0,37% em novembro, passou a acumular baixa de 1,36% na parcial do ano.
Em novembro, a agroindústria cresceu pela segunda vez no ano, 0,71%, com o melhor resultado mensal e também a maior alta entre os segmentos avaliados em novembro. Na parcial de 2015, porém, mantém-se negativo em 0,43%, sendo -0,19% para a indústria agrícola e -1,94% para a pecuária.
Já a retração da indústria de processamento animal no ano reflete os recuos em laticínios e calçados, pois a indústria de abate vem crescendo em 2015. Especificamente em novembro, apenas a agroindústria calçadista recuou; abate e laticínios subiram a taxas modestas.
O segmento de serviços do agronegócio cresceu 0,54% em novembro, sendo 0,93% referente aos serviços direcionados à agricultura e -0,29% aos pecuários. Mesmo com a alta mensal, no acumulado do período, continuou com baixa de 0,21%, resultado de queda para o ramo pecuário (-1,36%) e elevação para o agrícola (+0,32%).
Veja tabela com síntese dos resultados de novembro/15:
Clique aqui para ver o boletim completo do Cepea.
Fonte: Cepea, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.