Festival de churrasco acontece neste final de semana em São Paulo
21 de março de 2019
Ministra vê gesto dos EUA em carne como insuficiente
21 de março de 2019

PIB do Agronegócio tem variação negativa de 0,01% em 2018 ante 2017, diz Cepea

O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq) informou que o Produto Interno Bruto (PIB) do Agronegócio do Brasil fechou o ano passado praticamente estável, com recuo de 0,01% na comparação com 2017. O resultado é fruto de uma pesquisa do Cepea em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil). Apenas em dezembro de 2018, houve queda de 0,10% ante igual mês do ano anterior.

Pesquisadores do Cepea apontam que houve em 2018 elevação dos custos da produção nos segmentos primários agrícola e pecuário, com demanda fraca em diversos segmentos e atividades na pecuária, diz o centro em comunicado.

A nota afirma ainda que, apesar da recuperação dos preços agrícolas ao longo de 2018 e da alta na produção, houve também incremento nos custos de produção, sobretudo de fertilizantes e diesel, o que manteve o segmento em baixa no que se refere à renda. “Já a agroindústria teve resultado satisfatório na média do segmento, com destaque para os bons desempenhos das atividades de biocombustíveis, celulose e papel e óleos vegetais.”

No setor pecuário, a demanda interna “enfraquecida” e a restrição de importantes mercados externos para a carne brasileira influenciaram os preços com maior intensidade ao longo do ano. Mas a competitividade da proteína brasileira no mercado externo surtiu efeitos favoráveis para as exportações de carne desde setembro, sobretudo para novos nichos de mercado, o que ajudou a sustentar os preços e na recuperação da indústria do abate.

“No acumulado, porém, o ano fechou com resultado negativo”, diz o Cepea. “O segmento primário do ramo pecuário também sofreu impactos do incremento de custos de produção, com destaque para a elevação do preço do milho no período”, completa a instituição.

Fonte: Estadão.

Os comentários estão encerrados.