Os melhores criadores e investidores na raça piemontesa foram premiados durante a entrega do resultado do Ranking 2001 promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Piemontês (ABCP) que aconteceu dia 16 de março no Hotel Vale Verde, em Avaré, SP. O evento reuniu aproximadamente 100 pessoas entre criadores e interessados na raça que aproveitaram para a confraternização e definição de novas estratégias para este ano.
O melhor criador da raça foi a Lalin Agropecuária com 2690 pontos. Com a diferença de apenas 115 pontos, o segundo prêmio de ficou com a Apil Agropecuária. Já a Fazenda Morro Vermelho com 1620 pontos foi a terceira colocada. Na disputa pelo prêmio de melhor expositor, o criador Mauro Marchesini venceu com 3150 pontos. A Lalin Agropecuária foi a segunda colocada com 2970 pontos e o terceiro prêmio foi conquistado pela Apil Agropecuária com a pontuação de 2325.
A melhor fêmea adulta do ranking 2001 foi a matriz Caria da Lalin TE, conhecida como a vaca mais cara do mundo dentro da raça, pois no último remate realizado em Avaré o animal foi valorizado em R$ 154 mil. O prêmio de melhor fêmea jovem foi conquistado pelo animal Danada da STS TE. A terceira e última categoria de fêmeas foi dada para as matrizes de destaque da raça. A vaca Luna da Lalin TE foi a campeã com 360 pontos.
Entre os machos o campeão adulto foi o reprodutor Bandito da Eurogen TE. O prêmio de melhor touro jovem ficou com Barolo da 2M TE e no ranking de reprodutores o campeão foi o touro Tuono. No total foram computadas oito exposições, sendo a grande maioria no estado de São Paulo. As mostras contaram com média de 92 animais apresentados por 12 criadores em cada evento. Para o ranking deste ano já começaram a ser computadas exposições no interior do país.
Fonte: ABCP (por Flávia Tonin)