Análise semanal – 28/07/04
28 de julho de 2004
Defesa sanitária eficiente faz a diferença
30 de julho de 2004

Plano de erradicação da aftosa na América do Sul será discutido na Argentina

O plano de erradicação da aftosa no continente deve predominar nas duas discussões, acredita Rodrigues. Ele defende a criação de um fundo para erradicar a doença na América do Sul nos próximos cinco anos. Para tanto, propõe que cada país da região contribua com US$ 0,30 por cabeça de gado para formação do fundo. O ministro considera fundamental a atuação conjunta para eliminar a aftosa no continente.

Rodrigues entende ainda que a reunião do CAS servirá para discutir o impasse na negociação do acordo comercial entre o Mercosul e a União Européia. No último encontro entre negociadores do dois blocos, os representantes brasileiros classificaram como um retrocesso a proposta européia de parcelar em dez anos cotas já avaliadas como insuficientes pelo Mercosul.

O CAS foi criado em maio do ano passado, durante reunião em Brasília. O conselho formado pelos ministros do chamado Mercosul Ampliado tem por objetivo trabalhar em conjunto para que os países do bloco aumentem os investimentos nos programas fitozoossanitários. Com isso, eles devem se tornar mais competitivos e, conseqüentemente, ampliar o acesso ao mercado internacional.

Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.