A PlantPlus Foods, joint venture entre a americana Archer-Daniels-Midland (ADM) e a brasileira Marfrig, deve começar a vender seus hambúrgueres à base de plantas para restaurantes dos Estados Unidos antes do fim do ano. Hoje, a empresa comercializa seus produtos no varejo e em estabelecimentos de food service no Brasil, onde tem uma parceria com o Burger King.
A estreia nos EUA ocorre em um momento em que a inflação diminui o poder de compra dos americanos. O aumento do custo de vida tem levado muitos consumidores a buscar opções mais baratas, como a carne de frango.
Ainda assim, o presidente da ADM, Juan Luciano, disse no mês passado que a proteína vegetal é uma área que cresce mais de 10% na empresa. Segundo ele, o hambúrguer a ser vendido nos EUA terá uma receita diferente da do produto comercializado no Brasil para se adequar ao gosto dos americanos.
Com o aumento da inflação, empresas como a Beyond Meat têm reduzido suas perspectivas de faturamento para o ano. A JBS, maior fornecedora de carnes do mundo, anunciou neste mês que vai encerrar as operações da Planterra, sua unidade de proteínas à base de vegetais nos EUA, para dar prioridade ao Brasil e à Europa, onde o segmento tem crescido.
A Maple Leaf Foods, do Canadá, informou recentemente que vai reduzir o tamanho de sua fábrica de proteínas à base de plantas. A companhia disse que tomou a decisão após uma análise indicar que a demanda crescerá menos do que os especialistas do setor inicialmente esperavam.
Para a consultoria Deloitte, a desaceleração das vendas pode ser resultado da saturação do mercado.
Fonte: Valor Econômico.