Por Peter H. Diamandis
O crescimento populacional é calculado usando uma métrica chamada taxa de fertilidade total (TFT) – ela mede o número médio de filhos nascidos por mulher. Para uma população permanecer estável ao longo do tempo, ela deve ter um TFR de pelo menos 2,1.
Um estudo do Institute for Health Metrics and Evaluation projetou que a TFT global cairá para apenas 1,66 em 2100.
Uma consequência desse declínio na TFT é que haverá mais idosos do que jovens. Em 2100, por exemplo, 2,37 bilhões de pessoas terão mais de 65 anos, enquanto apenas 1,7 bilhão terão menos de 20 anos.
Isso significa aumentar a longevidade global, o que levará à necessidade de melhores cuidados de saúde para uma população cada vez mais velha.
As tecnologias exponenciais ajudarão nosso sistema de saúde a enfrentar esse desafio. Conforme descrito em meus blogs anteriores, estamos caminhando em direção a um futuro em que toda a saúde está focada em tornar a medicina personalizada, preventiva e acessível. Em última análise, torná-lo o “CEO de sua própria saúde”.
A maior parte do que consideramos cuidados com a saúde hoje é o que chamo de cuidados da doença.
Nosso sistema de saúde atual tenta cuidar de nós depois que adoecemos, tratando os sintomas. Mas não evita as causas profundas de nossa doença.
À medida que a população global continua diminuindo e os 100 anos se tornam a nova norma, dependeremos cada vez mais da convergência de tecnologias exponenciais como IA, sensores, robótica e impressão 3D para ajudar a desmonetizar e democratizar diagnósticos e terapias (por exemplo, cirurgia, CRISPR e terapia genética) em todos os lugares, o tempo todo.
No final das contas, a tecnologia monitorará constantemente nossa saúde por meio de vestíveis, implantáveis e consumíveis que fornecem dados para nosso assistente de IA pessoal que está observando e otimizando nossa saúde. O uso de tais tecnologias nos permitirá permanecer produtivos por muito mais décadas, tornando desnecessária a aposentadoria opcional.
Tecnologias exponenciais que permitem nossa força de trabalho futura
Populações em declínio – e, em particular, populações em declínio e envelhecimento – significam menos trabalhadores. Menos trabalhadores significa menos produtividade e produção econômica.
Por exemplo, o Institute for Health Metrics and Evaluation projeta que as populações de 23 países (incluindo Japão, Tailândia e Espanha) diminuirão em mais de 50% até 2100.
Como esses países permanecerão economicamente produtivos com populações menores?
Parte da resposta virá da IA e da automação, assumindo mais tarefas que antes pertenciam às pessoas.
Um exemplo recente da marcha implacável da IA é o modelo GPT-3 da OpenAI, que é capaz de criar aplicativos da web e escrever um blog totalmente gerado por IA que enganou milhares de leitores.
Mas os maiores aumentos na produtividade provavelmente virão da colaboração homem-máquina e da qualificação.
Aqui está o tipo de futuro que desejo ver:
Em vez de pessoas aceitarem empregos porque “é o único emprego disponível e preciso alimentar minha família”, e se as pessoas aceitarem os empregos que mais os empolgam? Trabalhos que fazem não pelo dinheiro, mas pela realização pessoal.
Imagine um futuro onde cada um de nós possa fazer parceria com IA e robôs para aumentar nosso conhecimento, nossas habilidades, nossos sentidos e habilidades.
Ray Kurzweil prevê que em 2029 (daqui a apenas 9 anos) teremos “IA de nível humano” disponível para todos nós.
Ray continua prevendo que em 2035 seremos capazes de conectar o córtex humano à nuvem. Assim como estamos vendo hoje em sua forma inicial com o Neuralink de Elon e o Openwater da Dra. Mary Lou Jepsen, estamos prestes a implementar uma interface cérebro-computador (BCI).
Um futuro com IA de nível humano e BCI acessível é um futuro onde qualquer um de nós pode dominar quase todas as habilidades que desejamos, e um futuro no qual uma população humana menor e mais velha será tudo de que precisamos para cumprir nosso destino humano dentro e fora do Terra.
Pensamentos finais…
O declínio da população global representa um desafio claro com um período de tempo difícil.
Ao mesmo tempo, oferece-nos uma oportunidade histórica de construir tecnologias que nos ajudem a ter uma vida mais saudável, gratificante e produtiva.
Este é um futuro de abundância e um futuro de tecnologias exponenciais. Um futuro em que possamos realizar nossos maiores sonhos.
Fonte: Diamandis.com.