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Saiba porque convidamos Thomas Eckschmidt para palestrar sobre Capitalismo Consciente no BeefSummit Brasil

Thomas Eckschmidt

Conheço o Thomas Eckschmidt há algum tempo e admiro muito seu trabalho e sua empresa. Ele é dessas pessoas calmas, serenas, muito bem informadas e que parecem ter a tranquilidade de quem está fazendo o que acredita, o que confia e que tem significado para ele.

Ele tem uma formação e currículo impressionantes. Já foi produtor rural, se formou em engenharia pela Poli-USP, fez cursos de finanças, agricultura ecológica e estudou agribusinesse em Harvard nos EUA. É co-autor de 4 livros, publicados no Brasil e nos EUA. Ganhou vários prêmios, como empresário do ano pelo PME Estadão.

Sua empresa, a Paripassu, vem fazendo um trabalho inovador na pecuária. É a responsável pela rastreabilidade das carnes produzidas para a rede Pão de Açúcar, com a marca Taeq. Também já ganhou diversos prêmios, como empresa do ano pela FGV, sustentabilidade pelo PME Estadão e melhor aplicativo pelo Green Best.

Convidamos Thomas para palestrar sobre um tema novo e que acreditamos muito: capitalismo consciente. Aqui no BeefPoint, queremos ser uma empresa de sucesso e também uma empresa de propósito, que se preocupa e busca ir além do resultado financeiro no curto prazo. Queremos criar mais valor do que capturamos e queremos trabalhar em coisas que valem a pena. Queremos que o BeefPoint seja uma ferramenta para nos tornar pessoas melhores: nossa equipe, nossos clientes, nossos leitores, nossos parceiros. Queremos contribuir de forma efetiva para toda a comunidade BeefPoint.

Esse tema capitalismo consciente vem ao encontro com tudo isso. E mostra que há empresas fazendo isso há anos. Pode parecer poesia, mas essas empresas conseguem no longo prazo um resultado financeiro muito superior a empresas concorrentes que não se preocupam com isso. A pecuária de corte brasileira vem passando por uma revolução nos últimos anos: mais produtiva, mais eficiente, mais sustentável. Queremos que mais gente da pecuária possa conhecer esses conceitos e conhecer empresas de sucesso (inclusive financeiro), que adotam as práticas do capitalismo consciente.

O tema da palestra do Thomas Eckschmidt será: Capitalismo Consciente: o que é, quais mudanças vem trazendo, o que esperar e como aplicar no seu negócio.

Clique e Participe do BeefSummit Brasil!

Saiba mais sobre o tema Capitalismo Consciente:

O Capitalismo Consciente é uma nova abordagem para condução dos negócios que as melhores empresas do mundo estão adotando. Essas empresas são guiadas por um conjunto de valores que promove a prosperidade e a interligação de toda a cadeia de valor para atingir metas mais amplas de maneira justa e equilibrada.

O conceito vai além da responsabilidade social. É uma visão ampla da sustentabilidade. O Capitalismo Consciente existe para elevar o ser humano e se materializa à medida que é aplicado a pequenas, médias e grandes empresas, gerando relações de valor com harmonia e transparência, além de trazer uma visão humana para criar vínculos emocionais entre os stakeholders.

O tema é uma evolução dos modelos de gestão que se deu longo dos anos, em que o cruzamento dos benefícios socioambientais com os benefícios econômicos resulta em um valor compartilhado por toda a cadeia do abastecimento.

Os pilares que fundamentam o conceito do Capitalismo Consciente são:

Propósito elevado: fortes valores que vão além do lucro e que inspiram, envolvem e energizam o empresário, bem como os colaboradores e consumidores, que, engajados, confiam e até mesmo amam essas empresas.

Cultura consciente: cultiva o amor e o cuidado e desenvolve uma relação de confiança entre os membros da equipe da empresa e seus investidores. Em algumas das empresas mais bem-sucedidas e amadas, a cultura consciente parece ser palpável, pois é baseada em confiança, integridade e transparência.

Liderança consciente: o papel do líder consciente é servir ao propósito da organização para buscar o que há de melhor em seus colaboradores, promovendo transformações positivas e agregando valor para consumidores e investidores.

Orientação para todos os envolvidos no negócio: empresas conscientes maximizam retornos para todos os envolvidos em seu negócio — colaboradores, consumidores, comunidade, governo e investidores — e entendem que, tendo todos envolvidos e engajados, é possível formar uma empresa forte, saudável e sustentável.

John Mackey, da Whole Foods, varejista de alimentos naturais e orgânicos norte-americana, diz que o propósito deles é ajudar as pessoas a ingerirem alimentos mais saudáveis, educá-los sobre dieta saudável e estilo de vida, ajudá-los a viver mais tempo livres de doença e a terem mais vitalidade. Tal atitude eleva o engajamento dos colaboradores e os faz criar um ambiente de trabalho positivo e otimista em que todos sentem que seu trabalho tem um forte significado.

A Southwest Airlines é hoje umas das companhias aéreas mais bem-sucedidas dos Estados Unidos. Seus colaboradores amam a empresa. Herb Kelleher, cofundador da empresa, acredita que o líder pode motivar muito mais os colaboradores através do amor e da confiança do que através do medo. E o que parecia ser, aos olhos de todos, uma ideia romântica tem dado bons resultados mesmo no difícil mercado de companhias aéreas.

Segundo pesquisa de uma importante universidade americana, empresas que se fundamentam sobre os pilares do Capitalismo Consciente dão maior retorno financeiro e podem gerar lucros até nove vezes maiores do que os das demais empresas, conforme gráfico abaixo:

As empresas que praticam esses pilares estabelecem relações de ganha-ganha com todos os stakeholders, o que resulta em experiências excepcionais para os consumidores. Os resultados têm sido excelentes: menor rotatividade de funcionários, custos menores, lucros maiores e crescimento sustentado. É importante notar que essas empresas colocam esses pilares no âmago de cada decisão de negócios em vez de adicioná-los apenas mais tarde, como um programa para impedir críticas ou ajudar a gerir a sua reputação.

Capitalismo consciente é uma abordagem um pouco diferente da tradicional, que diz que o capitalismo é apenas sobre fazer dinheiro e ter lucros. É um conceito com propósitos mais profundos. Por que o seu negócio existe? O que o seu negócio está fazendo para o mundo ficar melhor? Grandes companhias têm grandes propósitos.

Há interdependência nos negócios. Todos os negócios têm fornecedores, clientes, empregados, comunidades. O negócio consciente tentar reconhecer essa interligação. Se os fornecedores não são bons parceiros, no longo prazo a empresa não será capaz de produzir bons produtos. Se qualquer uma dessas partes está infeliz ou está sendo maltratada, ao logo do tempo isso pode destruir o negócio inteiro.

Precisamos de líderes empresariais que se importem com o propósito do negócio e com o impacto que ele causa nas pessoas. Que sejam dirigidos não tanto pelo poder ou pelo dinheiro. Líderes conscientes devem motivar, inspirar e desenvolver as pessoas. É preciso ter a cultura do amor, da preocupação, da confiança e da transparência e da autenticidade. Uma cultura sustentável a longo prazo.

Essa é simplesmente a melhor maneira de fazer negócios. As pesquisas mostram que as empresas que adotam essa linha têm mais sucesso ao longo do tempo. Porque criam grande valor para os seus clientes, os empregados são altamente engajados no trabalho, altamente produtivos. No longo prazo, o desempenho da companhia tende a ser muito melhor.

Muitas pessoas pensam que essa ideia do capitalismo consciente é romântica, já que o capitalismo é movido a lucro. Mas é uma ideia muito prática. As companhias que agem assim são mais bem-sucedidas na média. Elas estão fazendo dinheiro e lucros.

Quando uma companhia passa a ser dirigida pelos números, começa a focar nos lucros e na fatia de mercado, ela começa a sofrer. A Toyota, até há alguns anos, não falava de fatia de mercado, de ser número um. Era focada em qualidade, em eficiência, em confiabilidade, em ser boa para o planeta. Era, de longe, a mais bem-sucedida montadora do mundo. Mas há alguns anos começaram a focar em fatia de mercado, em conquistar fatias das outras e começaram a colocar muita pressão em cima dos executivos para que eles conseguissem cumprir as metas. Então começamos a ver a queda na qualidade e os problemas de segurança. Por isso existem esses enormes recalls. Quando se dão alguns objetivos numéricos para os executivos, eles serão atingidos. Mas eles podem fazer coisas que são prejudiciais no longo prazo.

Venha fazer parte e fortalecer o Movimento Pecuária do Futuro! Aguardamos você, dias 10 e 11 de dezembro, em Ribeirão Preto, SP.

Um grande abraço,

Miguel Cavalcanti e toda equipe BeefPoint

Clique e Participe do BeefSummit Brasil!

Data: 10 e 11 de Dezembro de 2013
Local: Centro de Convenções Ribeirão Preto (CCRP)
Endereço: Rua Bernardino de Campos, 999
Cidade: Ribeirão Preto – SP
Site do evento

Fonte: BeefPoint, entrevista na Folha de SP com Rajendra Sisodia, professor de marketing e negócios da Universidade de Bentley (Boston, EUA) e site da APAS.

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