Lançado em abril de 2001, o PQNN é um conjunto de normas e procedimentos que visam garantir a conformidade de carcaças bovinas, sistemas de cria, de engorda e reprodutores da raça Nelore e tem toda sua organização e gestão organizada pela ACNB – Associação dos Criadores de Nelore do Brasil.
Com a marca “Nelore Natural”, o objetivo do PQNN é fornecer ao mercado carne bovina com identificação de origem e qualidade controlada, proporcionando maior transparência e conforto aos consumidores. “A introdução do PQNN passou a garantir a integridade da qualidade de ponta a ponta da cadeia, o que representou um grande avanço para o desenvolvimento da pecuária bovina nacional”, explica Eduardo Pedroso, coordenador do PQNN.
Os dados a serem apresentados na Nelorefest 2002 são impressionantes: em pouco mais de um ano, a marca Nelore Natural já comercializou mais de 4.000 toneladas de carne, com 100 mil animais abatidos em 1.500 lotes, organizando 16 julgamentos de carcaça, com a implantação do PQNN em Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e norte de Minas Gerais.
A carne Nelore Natural já é vendida em 11 pontos-de-venda: em São Paulo, no Hipermercado Andorinha (na Zona Norte) e nas três lojas do Emporium São Paulo (na Zona Sul); e no Rio de Janeiro, em sete lojas da rede Bon Marché: Barra da Tijuca, Ilha do Governador, Tijuca, Shopping Carioca, Grande Rio, Santa Cruz e Campos. O processamento da carne é feito pelo Frigorífico Frigovira, em Rondônia; o Friboi, em Mato Grosso, também já está habilitado a processar a carne. Mais recentemente, o Frigorífico Marfrig (Bataguassu/MS e Promissão/SP), um dos mais importantes exportadores de carne do país, fechou um acordo com a ACNB para o processamento da carne Nelore Natural.
Segundo o coordenador do PQNN, os planos da ACNB estão concentrados em formar novos núcleos regionais e expandir o projeto para novos pontos-de-venda. “A meta é abater, até 2005, um milhão de cabeças”, contabiliza. “Há consciência de que há um longo caminho a ser percorrido para tornar a marca uma realidade em todo o país. Mas o reconhecimento que a carne tem obtido é o estímulo para que a equipe da ACNB continue trilhando este caminho a fim de tornar a carne Nelore Natural sinônimo de carne de qualidade no Brasil”, completa Eduardo Pedroso.
Fonte: ACNB (por Gualberto Vita)