Argentina: sem acordo para baixar o preço da carne
16 de dezembro de 2005
Sobre a missão brasileira na UE
20 de dezembro de 2005

PR: audiência com ministro discute aftosa

Amanhã, a ”crise da aftosa” instalada no Paraná volta ao centro das discussões. Desta vez, o assunto será debatido entre os membros da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara Federal e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Roberto Rodrigues. No encontro, será proposta a criação de uma comissão técnica para investigar o foco da doença no estado.

Segundo o presidente da comissão, Abelardo Lupion (PFL/PR), o ponto principal será ”descobrir a verdade sobre a existência de aftosa no Paraná”. Se a instalação desta comissão for aceita pelo ministro, será definido um termo de conduta que, desta vez, terá acompanhamento da comissão.

Pela proposta da comissão, a equipe visitaria as fazendas interditadas pelo ministério. Das 15 propriedades (quatro interditadas, dez em observação e uma com confirmação de foco), os deputados definiram seis para receber a visita. Essas fazendas estão nos seguintes municípios: São Sebastião da Amoreira, onde foi confirmado o foco da doença; Amaporã, Grandes Rios, Loanda e Maringá (onde estão as quatro propriedades interditadas) e Bela Vista do Paraíso, onde ficaram os animas que foram trazidos do Mato Grosso do Sul e comercializados no leilão em Londrina.

Depois da audiência, os deputados deverão concluir o relatório sobre a confirmação do foco. Dependendo da conclusão dos deputados e se o relatório for aprovado pela Câmara, o documento tem poder para mudar a atitude do Mapa e, conseqüentemente, alterar a confirmação de que o Paraná não é mais um estado livre de aftosa com vacinação.

Fonte: Folha de Londrina/PR (por Fernanda Mazzini), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.