Comércio entre EUA e Canadá deve aumentar em 2006
11 de janeiro de 2006
PR: Fazenda Cachoeira vendeu gado para abate
13 de janeiro de 2006

PR: Conesa protesta, mas aceita sacrifício de gado

Segundo informação da Agência Estadual de Notícias do Paraná, o Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária (Conesa) decidiu nesta quarta-feira (11), em Curitiba pelo sacrifício sanitário dos cerca de 1.800 animais da Fazenda Cachoeira, em São Sebastião da Amoreira.

Mesmo protestando contra a posição do Ministério em decretar o foco no Paraná, 17 entidades que compõem o Conesa votaram pelo sacrifício sanitário dos animais e a adoção de demais medidas sanitárias. De acordo com essa opção, o Paraná poderá voltar a ser área livre de febre aftosa em seis meses, após o sacrifício do rebanho.

A opção de que o Paraná voltasse à condição de estado livre de febre aftosa após 18 meses, sem o sacrifício sanitário dos animais, porém, cumprindo as demais medidas sanitárias previstas, recebeu um voto. A opção foi defendida pelas Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa). Outros cinco participantes optaram pela abstenção.

Pessuti afirmou que, apesar do Ministério decretar a existência de foco no Paraná, o Governo do Estado nunca reconheceu a ocorrência do mesmo.

Os comentários estão encerrados.