Austrália promove carne bovina com Dança dos Açougueiros
13 de maio de 2003
EUA: Estudo mostra que rotulagem do país de origem das carnes será benéfica aos consumidores e terá custos mínimos
15 de maio de 2003

PR: Expoingá prevê faturamento de R$ 80 mi

Começou segunda-feira (12) e termina domingo (18) a Expoingá 2003, feira agropecuária, industrial e comercial de Maringá (PR), com expectativa de faturamento de R$ 80 milhões em leilões e outros negócios, segundo previsão do presidente da Sociedade Rural de Maringá, Neri Fabre.

A exposição deste ano terá 15 leilões de eqüinos e bovinos e a participação de mais de seis mil bovinos em julgamento. O bezerro nelore Coleus do Kalunga, recordista nacional de peso na categoria de oito meses, com 451 quilos, deverá ser uma das atrações. Filho de Bitelo SS e Holga 248 DBM, amanhã (15) ele enfrentará a pista de julgamento.

Nascido dia 3 de setembro de 2002, por não ter oito meses completos no dia 2 de maio, data da pesagem dos animais da Expozebu, encerrada domingo, em Uberaba (MG), o bezerro não pôde participar do julgamento em Minas Gerais. “Faltou apenas um dia”, lamentou Paulo Garcia, da Nelore Kalunga. “Seu ponderal médio é de 1.740 gramas/dia, superando até o então recordista Missouri, que pesou com a mesma idade 447 quilos, conforme registros de exposições oficiais do nelore”.

O bezerro traz na sua genética o sangue dos grandes campeões e raçadores Ludy de Garça, Gim de Garça e Chumak, além do três vezes campeão nacional Iguaçu. “Ele destaca-se em precocidade, qualidade de acabamento de carcaça e principalmente expressão racial”, disse o consultor da SAP, Fernando Barros. “Coleus é o verdadeiro nelore moderno”.

Fonte: O Estado de São Paulo/Suplemento Agrícola, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.