Abiec: Rússia suspende embargo ao MT
9 de agosto de 2006
MP garantirá capital de giro a produtores
11 de agosto de 2006

PR: fazendas de Loanda serão desinterditadas

O Mapa deverá liberar, até amanhã, as fazendas Alto Alegre e São Paulo, no município de Loanda/PR para repovoamento de animais. Ainda estão em análise os exames de sorologia dos animais sentinela das duas propriedades que foram consideradas focos de febre aftosa no início deste ano. As outras cinco fazendas - Cachoeira, Flor do Café, Santa Izabel, Cesumar e Pedra Preta - já iniciaram o repovoamento, mas a comercialização de animais continua impedida.

O Mapa deverá liberar, até amanhã, as fazendas Alto Alegre e São Paulo, no município de Loanda/PR para repovoamento de animais. Ainda estão em análise os exames de sorologia dos animais sentinela das duas propriedades que foram consideradas focos de febre aftosa no início deste ano. As outras cinco fazendas – Cachoeira, Flor do Café, Santa Izabel, Cesumar e Pedra Preta – já iniciaram o repovoamento, mas a comercialização de animais continua impedida.

Segundo a superintendência do Mapa, esse procedimento foi adotado porque a equipe técnica do ministério ainda estaria analisando o resultado dos exames de sorologia coletados dos bovinos das propriedades no raio de 10 quilômetros de cada foco. Ao todo, são mais de 10 mil amostras.

´´Essa restrição não tem justificativa porque o inquérito sorológico das fazendas vizinhas já foi concluído pelo ministério. Eles (técnicos do Mapa) usam de descaso porque essa situação se transformou em caso político´´, reclamou o advogado dos pecuaristas que tiveram as suas fazendas confirmadas como foco, Ricardo Rocha Pereira. As informações são da Folha de Londrina.

0 Comments

  1. Marcelo G. Boskovitz disse:

    Aftosa no Paraná foi decretada e os exames estão confirmando o fato! A pressão sobre a pecuária é intensa devido ao setor apresentar alto grau de suficiência na sua cadeia produtiva, sendo sempre pouco dependente de produtos oligopolizados/multinacionais.

  2. Rafael Henrique Ruzzon Scarpetta disse:

    O caso da aftosa do Paraná já era para estar resolvido há muito mais tempo, e talvez não tivesse nem aparecido e dado tanta polêmica como deu. Isso graças à ignorância e falta de vivacidade do governador do estado.