Mapa: reportagem do jornal Daily Telegraph é leviana
6 de janeiro de 2006
Certificado Online é novidade nos Treinamentos Online AgriPoint
10 de janeiro de 2006

PR: Frigorífico Garantia demite mais de 500

O Frigorífico Garantia, um dos maiores do Paraná, localizado em Maringá, está cortando o número de funcionários pela metade. Em outubro passado, antes das notícias sobre suspeitas de aftosa no Paraná, o Garantia, que pertence ao grupo Torlim, tinha 1.030 trabalhadores, mas deve entrar em fevereiro com 500.

O diretor-financeiro, Willer Giordano, disse que quase toda a carne do frigorífico era exportada. Com as barreiras impostas à carne bovina brasileira por causa aftosa no Mato Grosso do Sul e a confirmação, pelo Ministério da Agricultura, de foco no Paraná, ele passou a vender para o mercado interno.

A capacidade da unidade é para abate de 1.200 animais/dia, mas Giordano disse que, atualmente, estão sendo abatidos de 400 a 600 cabeças – e um funcionário contou que o frigorífico fica de dois a três dias parados por semana.

“Temos a expectativa de aumentar as vendas no mercado interno e voltar a vender para a Rússia”, disse Giordano, que descarta o fechamento dos frigoríficos.

Fonte: Valor (por Marli Lima e Alda do Amaral Rocha), adaptado por Equipe BeefPoint

0 Comments

  1. julio monken silva disse:

    A maneira mais inteligente de resolução da maioria dos problemas de todo o setor pecuário, é melhorando a remuneração do produtor. Num cenário em que em dez anos, o diesel, forte componente de custo em toda a cadeia e o principal insumo, passou de 22 cents de dólar para 85 cents, @ do boi de US$30 para US$21, é fácil de perceber que a conta só fecha para exportadores com altos lucros.

    Frigoríficos, lembrem-se: trabalhar com 20% de 80, dá mais lucro que 20% de 50. E melhor: mantém todo mundo vivo e satisfeito, e recupera emprego de todos.