O Núcleo de Produtores de Bezerros de Guarapuava promove no dia 4 de maio a 29a Feira Estadual de Bezerros. O evento é tradicional e sempre realizado na chamada abertura da ”safra de bezerros”.
”É tempo de retirada do bezerro da vacada, da desmama, e, por isso, há maior oferta”, explicou o presidente do Núcleo, Cláudio Marques de Azevedo. Serão ofertados animais com pesos de 140 kg até 320 kg. Os animais mais leves, segundo ele, podem servir para recria a pasto. Os mais pesados a serem recriados no confinamento deverão ser retirados na entressafra, quando o mercado sinaliza bons preços para a arroba do boi gordo.
A expectativa, segundo Azevedo, é repetir os valores do ano passado quando a arroba bateu os R$ 60 em novembro ou chegar aos R$ 62, como prevêem alguns analistas de mercado.
O remate será realizado no Recinto Dario Silva Araújo, no Parque de Exposição Lacerda Werneck. A expectativa dos organizadores é ofertar dois mil animais selecionados nas propriedades. ”Os animais são resultados de cruzamento industrial, principalmente do charolês, raça predominante no centro-oeste do Estado”, informou Azevedo. Ele garantiu que os animais a venda, a maioria mochados, foram todos brincados, sendo que alguns lotes são rastreados.
Fonte: Folha de Londrina/PR (por Cláudia Barberato), adaptado por Equipe BeefPoint