Otimizar: o nosso desafio para 2006
28 de dezembro de 2005
Síntese agropecuária BM&F – 30/12/2005
30 de dezembro de 2005

PR já toma medidas para abater animais

A Secretaria da Agricultura do Paraná começou ontem a planejar o abate do gado da fazenda Cachoeira, em São Sebastião da Amoreira. Entre as primeiras providências está a obtenção de licença dos órgãos ambientais para enterrar os animais que serão mortos na propriedade.

A reunião foi convocada para o conselho decidir sobre o destino dos animais suspeitos. Na prática, porém, vai só referendar decisão já tomada pelo governo estadual e defendida pela maioria das entidades que integram o Conesa.

Pessuti disse ter certeza de que, pela composição do conselho, “o sacrifício dos animais será aprovado”. Em razão dessa conta, ele se antecipou e mandou providenciar o estudo de impacto ambiental do abate dos animais.

Inicialmente se recusando a aceitar a confirmação do foco no Estado, a Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná) e a Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná) agora já criticam o governo estadual pela “demora” da limpeza sanitária.

O advogado do pecuarista André Müller Carioba, disse que tentará reverter a situação na Justiça. Na ação que ingressa hoje na Justiça Federal em Londrina, Pereira vai pedir também indenização para Carioba por lucros cessantes.

Risco ambiental

Segundo Carioba, a área de confinamento é próxima a mananciais de água e ao lençol freático. O risco, afirmou, é que a decomposição dos animais contamine a água que abastece a fazenda.

“Na minha visão, não pode (enterrar). A não ser que o IAP (Instituto Ambiental do Paraná), o Ibama e a secretaria da Agricultura se responsabilizem. Mas quero tudo assinado e documentado”, ressaltou.

O fazendeiro disse ainda estar frustrado com o resultado da reunião realizada na terça-feira em Curitiba, entre representantes da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab) e o Ministério da Agricultura. “Não houve uma conclusão e eu precisava de uma resposta concreta sobre o que vai ser feito. Inclusive, para que eu pudesse questionar na Justiça”, afirmou.

Fonte: Folha de S.Paulo (por Mari Tortato, com colaboração de José Maschio) e Paraná OnLine (por Lyrian Saiki), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.