Ao final dos julgamentos da 10a Expo Brasil de Charolês, realizada na semana passada em Guarapuava/PR, os jurados elogiaram a qualidade dos animais colocados em pista para a análise. O criador Alberto Claudemir Reis e o francês Patrick Reversé, responsáveis pela avaliação, selecionaram como campeã de honra da mostra a fêmea Carisma 123 do Tesourão, também classificada como grande campeã mocha durante o evento.
Cerca de 200 animais puros da raça charolesa, de plantéis do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais, participaram do julgamento, dividido entre animais mochos e aspados.
O grande campeão mocho foi o animal 211 Rima Getulio TE, de Minas Gerais. O título de reservado da categoria ficou com o macho Santa Tecla 548 Faquir, de Clevelândia (PR). Nas fêmeas, a grande campeã foi Carisma 123 do Tesourão, exposta por Nelson João Klas, da Cabanha Tesourão, de Palmeira (PR). A reservada, Giuliana 188 TE Nobre, da Fazenda Nobre, de Jaguapitã (PR).
Na categoria aspados, o macho Guapo 121 do Tesourão, da Cabanha Tesourão, de Palmeira (PR) foi o grande campeão. Como reservado ficou o animal Apomedil 903 Lalau, da Apomedil Agropecuária, de Lajeado (RS). Nas fêmeas, Florinda 213 da SPA, de Paul Illich, da São Pedro Agropecuária, de Candói (PR) ganhou como grande campeã. A reservada, Izzaura 117 do Lageadinho, de Francisco Carlos Spyra Junior e Gilmar Dangui, da Cabanha Lageadinho, de Reserva do Iguaçu (PR).
A Expo Brasil de Charolês 2003 foi uma promoção do Núcleo dos Criadores de Charolês da Região de Guarapuava, com o patrocínio da Pioneer Sementes, Cooperativa Agrária e Sociedade Rural Guarapuava e contou com o apoio do Sindicato Rural de Guarapuava, DCP-Valtra, Araucária Genética, Dow AgroSciences, John Deere/Cotrima e Prefeitura Municipal.
Fonte: Folha de Londrina/PR, adaptado por Equipe BeefPoint