SRB debate novas regras do Sisbov
17 de fevereiro de 2006
Rússia: Roberto Rodrigues cobra explicações da SDA
21 de fevereiro de 2006

PR: Mapa confirma seis novos focos de febre aftosa

O Mapa comunicou ontem à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) a ocorrência de seis focos de febre aftosa em propriedades rurais dos municípios de Bela Vista do Paraíso, Grandes Rios, Maringá e Loanda, no Paraná. “Estes focos envolvem fazendas que já estavam interditadas pelo serviço veterinário estadual, pois desde novembro do ano passado não foram identificadas novas suspeitas no Paraná”, esclareceu o secretario de Defesa Agropecuária, Gabriel Alves Maciel.

Agora, são sete focos da doença confirmados no Estado. Os seis focos divulgados nesta segunda-feira têm um rebanho estimado em 4.500 animais, localizados nas seguintes propriedades: Fazenda Flor do Café (Bela Vista do Paraíso); Fazenda Santa Izabel (Grandes Rios); Fazenda Cesumar e Fazenda Pedra Preta (Maringá); Fazenda Alto Alegre e Fazenda São Paulo (Loanda). O Ministério da Agricultura já autorizou o governo do Estado a sacrificar os animais.

A investigação epidemiológica em 10 propriedades rurais do Estado, todas vinculadas com foco da doença registrado no Mato Grosso do Sul, foi feita com apoio do Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa).

Das onze propriedades suspeitas, a Fazenda Cachoeira foi a primeira a ter o foco confirmado. Nas outras dez, foi realizada investigação epidemiológica complementar, conduzida durante o mês de janeiro, que incluiu análise sorológica de 2.205 animais para identificar anticorpos contra proteínas não-estruturais (PNE) do vírus da febre aftosa.

Esta identificação tem como base parâmetros epidemiológico e estatísticos rigorosos, além de técnicas de diagnósticos para detecção de anticorpos contra PNE desenvolvidas pelo Panaftosa e pela OIE.

As informações são do Mapa.

Os comentários estão encerrados.