Análise semanal – 08/02/2006
8 de fevereiro de 2006
Brasil amplia veto à carne Argentina
10 de fevereiro de 2006

PR: Mapa quer comunicar focos à OIE

O Mapa deve comunicar nos próximos dias à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) o diagnóstico positivo de novos focos de febre aftosa no Paraná. Em reunião com veterinários paranaenses, na terça-feira, a equipe técnica da Secretaria de Defesa Agropecuária defendeu a notificação imediata de, pelo menos, três novos focos da doença como única forma de reabrir os mercados externos para as carnes do estado.

Apesar da tentativa da bancada ruralista em costurar um acordo político na cúpula dos governos federal e estadual, as equipes veterinárias divergem sobre a existência dos novos focos e os procedimentos adotados. Os paranaenses querem o isolamento do vírus da aftosa para reconhecer a doença. O ministério usa os resultado positivos de parte das 2.205 amostras de sangue colhidas em dez fazendas de Grandes Rios, Amaporã, Maringá, Loanda e Bela Vista para forçar o reconhecimento.

Para o secretário de Defesa Agropecuária, Gabriel Maciel, é preciso ter cautela para tomar a decisão de comunicar um novo foco à OIE. Ele informou que os registros sobre o trânsito dos animais das dez fazendas já estão sendo analisados pelo ministério. A notícia é de Mauro Zanatta, para o jornal Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.