O pecuarista paranaense Eduardo Baggio disse ontem que um grupo de produtores de Paranavaí (PR) está disposto a dar um voto de confiança ao frigorífico Margen, que inicia a compra de animais na próxima segunda-feira. Segundo Baggio, os pecuaristas da região noroeste estão dispostos a negociar um prazo para pagamento para que o frigorífico volte a funcionar normalmente. Ele destacou a importância do Margen para os pecuaristas paranaenses, porque é o único frigorífico exportador do estado.
Baggio entrou em contato com a reportagem para esclarecer sua participação durante reunião promovida pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, anteontem, em Curitiba. A reunião contou com representantes dos pecuaristas paranaenses e órgãos do governo. Durante o encontro, Baggio e demais produtores defenderam uma revisão tributária para que o setor frigorífico não fique com a mancha de sonegador. O secretário Orlando Pessuti convocou a reunião para discutir a organização do setor após o retorno do frigorífico às atividades normais.
Para Pessuti, o retorno dos abates no frigorífico Margen tranqüiliza os pecuaristas no Paraná. ”Entretanto, devemos identificar no episódio uma oportunidade para reestruturar o setor, a exemplo do que já aconteceu com a suinocultura e avicultura que se consolidaram no estado e hoje são grandes exportadores”, afirmou.
Segundo Pessuti, a concentração do abate em poucos frigoríficos exportadores não interessa a ninguém, ”nem mesmo à indústria que acaba sendo mais onerada com o excesso de tributação”, afirmou.
Fonte: Folha de Londrina/PR (por Vânia Casado), adaptado por Equipe BeefPoint