Nos próximos dias, cinco das sete fazendas consideradas focos de aftosa no Paraná deverão ter a entrada de gado liberada. Nestas propriedades, a sorologia nos animais sentinelas deu negativo. As fazendas que serão liberadas ficam nos municípios de Maringá, Bela Vista do Paraíso, São Sebastião da Amoreira e Grandes Rios.
“A informação que tivemos hoje do secretário Nacional de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Gabriel Maciel, é que os testes nos animais nessas propriedades deram negativo. Agora dependemos apenas das formalidades do Ministério da Agricultura”, afirmou o chefe do Departamento de Fiscalização da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, Felisberto Baptista.
Com a liberação da entrada de animais nas propriedades, será possível recompor o plantel, mas a permissão para comercializar os animais só virá em seguida.
Ainda não foram concluídos os exames nos animais sentinelas nas outras duas fazendas consideradas foco de aftosa, ambas no município de Loanda. Portanto, continuam interditadas, segundo informações da Agência Estadual de Notícias do Paraná.
0 Comments
Não sei se me impressiona mais o absurdo do espetáculo ou o espetáculo do absurdo patrocinado pelo Mapa. E os prejuízos aos pecuaristas do Paraná, São Paulo, e da imagem do rebanho brasileiro?
Nem KAFKA poderia supor ou imaginar tal situação nem como sair dela após cria-la.