Treinamento de varejistas aumenta participação dos EUA na Coréia do Sul
18 de dezembro de 2002
Ministro lança programa para agregar valor ao couro
20 de dezembro de 2002

Pratini anuncia que couro poderá ter preço mínimo

Para atender uma antiga reivindicação do setor coureiro-calçadista, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcus Vinicius Pratini de Moraes, encaminhou ao Conselho Monetário Nacional (CMN) proposta estabelecendo um preço mínimo de referência para o couro bovino, com benefício nas operações de Empréstimo do Governo Federal (EGF) sem opção de venda para a produção do próximo ano. O valor proposto é de R$ 90 por peça de couro in natura, mais o custo do processamento específico para cada fase do produto (wet blue, semi-acabado ou acabado) por unidade.

As operações de EGF sem opção de venda ao governo deverão ser feitas pelo sistema financeiro com os recursos das exigibilidades bancárias destinadas ao crédito rural. Produtores rurais, cooperativas e empresas processadoras poderão obter o financiamento, com prazo de até 180 dias para o pagamento. O Mapa já estabeleceu, inclusive, um sistema de referência para a classificação do produto, que permitirá a fixação de ágios relativos à qualidade do produto comercializado pelo produtor.

A Instrução Normativa no 012 será publicada hoje no Diário Oficial da União. Segundo o secretário de Apoio Rural e Cooperativismo, Rinaldo Junqueira, a medida foi elaborada com base em estudos desenvolvidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O ministério vai credenciar empresas para classificação do couro que será dado como garantia do empréstimo.

“A criação dessa linha de crédito para comercialização vai servir de instrumento para dar aos curtumes nacionais condições de crédito similares às obtidas por seus concorrentes externos, garantindo remuneração diferenciada aos pecuaristas”, destaca Pratini.

Para o ministro, a decisão a ser aprovada pelo CMN vai fortalecer a estratégia brasileira de dar maior competitividade à cadeia produtiva do setor.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.