Paradoxos da indústria nacional da carne bovina
26 de abril de 2005
Análise Semanal – 28/04/2005
28 de abril de 2005

Preço da arroba cai em diversos estados

Os preços da arroba do boi estão perto dos mais baixos da história, de acordo com Alcides Torres, da Scot Consultoria. Segundo ele, o preço pago pelos frigoríficos exportadores está em R$ 55 para descontar o Funrural a prazo. Este valor fica próximo de R$ 54, o mínimo desde 1996, deflacionado pelo IGP-DI.

Os preços já caíram em cerca de 9% em 2005, conforme Torres. “A seca comprometeu as pastagens em São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul, impedindo que o pecuarista mantenha seus animais no pasto”.

As maiores quedas ocorreram em Mato Grosso do Sul, de acordo com o Cepea, da Esalq/USP. Em Campo Grande, a retração é de 13,53%, seguida por Três Lagoas, com queda de 10,44%. Os preços médios do noroeste do Paraná recuaram 9,12%. No interior paulista, Araçatuba teve queda de 7,23%, e Bauru de 4,18%.

O contraponto é o Rio Grande do Sul que, depois de forte queda de preços no auge da seca, agora registra alta de 10% nas cotações em 12 meses. No Centro-Sul, o mercado espera que a queda de agora seja balanceada por preços mais altos no segundo semestre.

Fonte: O Estado de S.Paulo/Suplemento Agrícola (por Eduardo Magossi), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.