Os preços da arroba do boi estão perto dos mais baixos da história, de acordo com Alcides Torres, da Scot Consultoria. Segundo ele, o preço pago pelos frigoríficos exportadores está em R$ 55 para descontar o Funrural a prazo. Este valor fica próximo de R$ 54, o mínimo desde 1996, deflacionado pelo IGP-DI.
Os preços já caíram em cerca de 9% em 2005, conforme Torres. “A seca comprometeu as pastagens em São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul, impedindo que o pecuarista mantenha seus animais no pasto”.
As maiores quedas ocorreram em Mato Grosso do Sul, de acordo com o Cepea, da Esalq/USP. Em Campo Grande, a retração é de 13,53%, seguida por Três Lagoas, com queda de 10,44%. Os preços médios do noroeste do Paraná recuaram 9,12%. No interior paulista, Araçatuba teve queda de 7,23%, e Bauru de 4,18%.
O contraponto é o Rio Grande do Sul que, depois de forte queda de preços no auge da seca, agora registra alta de 10% nas cotações em 12 meses. No Centro-Sul, o mercado espera que a queda de agora seja balanceada por preços mais altos no segundo semestre.
Fonte: O Estado de S.Paulo/Suplemento Agrícola (por Eduardo Magossi), adaptado por Equipe BeefPoint