A cotação do boi gordo ficou estável nas duas principais praças pecuárias de São Paulo nesta sexta-feira (4/10). Em Barretos e Araçatuba, a arroba a prazo foi negociada a R$ 277, mesmo valor do dia anterior, segundo levantamento da Scot Consultoria.
No acumulado de setembro, contudo, a arroba bovina registrou valorização de 13,45%, tendo recuperado as perdas registradas ao longo do primeiro semestre – quando a oferta elevada vinha pressionando o mercado. Segundo analistas, a demanda firme também contribui para a valorização do animal vivo.
De acordo com Fernando Iglesias, analista da Safras & Mercado, a demanda tem sido puxada, principalmente, pelas exportações de carne bovina em patamares recordes. A previsão da consultoria é de uma produção de cerca de 10 milhões de toneladas este ano, com exportação de 4 milhões de toneladas – 40% do total.
“Agosto foi um mês em que também houve recuperação dos preços da arroba bovina, mas também foi o segundo maior abate do ano. Então ainda tem bastante boi no mercado, mas demanda está super aquecida”, completa o analista.
Fonte: Globo Rural.