Balizador de preços do boi gordo GPB/DATAGRO – Boletim de 09-setembro-2024
10 de setembro de 2024
Canadá retoma importação de carne bovina de Estados brasileiros sem vacinação de aftosa
10 de setembro de 2024

Preço do boi gordo fica estável em São Paulo

O preço do boi gordo iniciou a semana com estabilidade nas principais praças pecuárias de São Paulo, consideradas referência para o mercado. O valor do animal vivo para pagamento a prazo ficou em R$ 245 a arroba, segundo acompanhamento feito pela Scot Consultoria.

Nas últimas semanas, contudo, o mercado tem apresentado viés de alta, com sinais de uma redução na oferta de animais prontos para abate no país. Depois de subirem quase 5% em agosto, as cotações em São Paulo iniciaram setembro com alta de 2%.

Segundo analistas, a elevada participação de fêmeas nos abates registrada até o ano passado tem dado lugar a uma retenção desse animais – o que indicaria uma inversão do ciclo pecuário nos próximos meses.

“Os pecuaristas reduziram o ímpeto de abater fêmeas, que diminuiu 5,24 pontos percentuais na participação de vacas nos abates totais em agosto ante julho, e ficou em 42,38%, menor percentual desde novembro de 2023”, observa o Imea em seu boletim semanal.

À baixa oferta, soma-se a demanda firme pela carne bovina tanto no mercado interno quanto no exterior. Em agosto, o Brasil bateu recorde de exportações, com 248,1 mil toneladas e uma receita de US$ 1,07 bilhão, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) compilados pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec).

Na comparação com o mesmo período do ano passado, o resultado representou um crescimento de 16,5% em volume e 13,7% em faturamento.

Fonte: Globo Rural.

Os comentários estão encerrados.