Esporte e Lazer na Roça
2 de maio de 2002
Importação de carne afeta mercado mexicano
6 de maio de 2002

Preços agrícolas caem 4,3% em SP

Os preços agropecuários em São Paulo continuam em queda. O Índice de Preços Recebidos (IPR) pelos agricultores, pesquisado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, fechou abril com queda de 4,32%. A retração reflete, principalmente, os recuos nos preços recebidos pelos produtores de frango e de boi. Em relação a março, o recuo foi de 4,22 pontos percentuais, segundo o IEA.

Para o coordenador do IEA, pesquisador Nelson Batista Martin, a perspectiva de aumento das exportações de frango provocou um alojamento expressivo de pintos de um dia, o que provocou quedas nos preços da ave. Em relação ao boi gordo, a entrada da Argentina no mercado internacional este ano, após os focos de febre aftosa em 2001, e os baixos preços praticados naquele país vêm derrubando os preços da arroba do boi gordo no Brasil.

Segundo Martin, as cotações do boi caíram 10,8% nos últimos 40 dias, para R$ 41 a arroba, em relação aos R$ 46 praticados no final de março. Além de tudo, “agora é o momento do pico da safra”.

Fonte: Gazeta Mercantil (por Paulo Soares), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.