Os preços agrícolas subiram 6,15% na segunda quadrissemana de fevereiro, segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Nas últimas quatro semanas o índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) apresentou acréscimo de 3,53 pontos percentuais em relação à quadrissemana anterior.
No entanto, o acumulado de fevereiro ficou em 1,05%, indicando que o IPR do mês poderá atingir valores menores do que os que vem sendo observados, de acordo com o coordenador da pesquisa, Nelson Martin.
Dos 19 produtos analisados, 11 apresentaram crescimento nos preços (algodão, amendoim, arroz, batata, café, cana-de-açúcar, feijão, laranja, tomate, boi gordo e ovos), enquanto seis tiveram reduções (banana, cebola, milho, soja, aves e suíno).
Entre os produtos de origem vegetal, o aumento nos preços dos subgrupos de frutas e olerícolas, apesar da queda nos preços dos grãos, fez com que o preço do grupo tivesse alta de 6,99%. No segmento animal, o crescimento das cotações de boi gordo e ovos, mesmo com a queda nos preços de aves e suínos, contribuiu para elevar o preço do grupo em 4,42%.
Fonte: Gazeta Mercantil, adaptado por Equipe BeefPoint