Gestão administrativa
24 de fevereiro de 2003
Exportações de carne para a China podem começar no segundo semestre
26 de fevereiro de 2003

Preços agrícolas sobem em SP

Em São Paulo os preços agrícolas subiram 3,71% na terceira quadrissemana de fevereiro, com redução de 2,44 pontos percentuais em relação à quadrissemana anterior. No entanto, o índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) manteve a tendência de alta de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) da Secretaria Estadual de Agricultura.

Dos 19 produtos analisados, 15 apresentaram crescimento nos preços, entre eles aves, boi gordo, ovos e suínos, enquanto três tiveram reduções: banana, milho e soja. O destaque de alta foi mantido pelo tomate (+59,57), enquanto a maior queda foi verificada no preço do milho (-8,84%).

De acordo com o diretor do IEA, Nelson Batista Martin, os preços do boi gordo vêm se mantendo no mesmo nível desde novembro de 2002. “Os efeitos das estiagens do segundo semestre do ano passado, que atrasaram a entrada da nova safra, e a manutenção de uma taxa de câmbio na faixa de R$ 3,60 por dólar são os fatores que estão dando esta sustentação aos preços do produto”. O comportamento dos preços recebidos pelos produtores de boi gordo pode ser observado no gráfico abaixo:

Fonte: Instituto de Economia Agrícola, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.