Finalmente surgiram algumas boas notícias com relação ao setor de carne bovina do Japão após as más notícias dos últimos meses, resultadas do surgimento da encefalopatia espongiforme bovina (EEB), ou doença da “vaca louca” no país em setembro de 2001 e dos últimos escândalos relacionados à rotulagem das carnes. Segundo a Kyodo News Service, os preços da carne bovina estão se recuperando no país aos níveis que o país tinha antes do surgimento do primeiro caso de EEB nos rebanhos japoneses.
Um sinal positivo é o preço de referência da carne bovina Wagyu classe A que vem aumentando desde julho, de acordo com o informado. Os preços no varejo também estão se recuperando a níveis semelhantes aos do início do ano passado, antes de caírem cerca de 80% devido ao medo relacionado à EEB.
Até a prolongada estação de clima quente do Japão está ajudando a aumentar as vendas de carne bovina no país. As vendas dos churrascos nos restaurantes estão também retornando aos níveis de antes da crise.
Isso significa que os consumidores japoneses estão voltando a se sentir tranqüilos com a adição da carne bovina em seus menus. A expectativa é que estas tendências favoráveis continuem melhorando desta forma as perspectivas dos exportadores de carne a este país.
Caem exportações de carnes australianas
As exportações de carne bovina da Austrália ao Japão caíram 25% no mês passado. Durante o mês de julho, o país exportou 21,739 mil toneladas ao mercado japonês, tradicionalmente o maior mercado de exportação de carne bovina australiana, comparado com as 29,046 mil toneladas exportadas no mesmo mês do ano passado.
A queda nas exportações de carne bovina australiana foi gerada pelos efeitos causados pelo surgimento de casos de EEB no Japão. Entretanto, o Meat and Livestock Australia (MLA) informou que as exportações estão aumentando, uma vez que em junho deste ano foram exportadas somente 19,652 mil toneladas.
Do início do ano até junho, o Japão importou 41% a menos de carne bovina do que tinha importado no ano passado, com o volume total exportado pela Austrália em torno de 117,47 mil toneladas. Os analistas do setor na Austrália disseram que a expectativa é que este aumento ocorrido no último mês se mantenha, e que as exportações continuem aumentando até o final do ano.
Fonte: The Meating Place (por Bryan Salvage) e MeatNews, adaptado por Equipe BeefPoint