Produtor rejeita crédito rural atrelado à inflação
25 de setembro de 2018
Banco Central defende redução de crédito subsidiado
25 de setembro de 2018

Preços dos alimentos subiram 0,35% no varejo paulista em agosto

As famílias paulistas gastaram 0,35% mais para comprar alimentos no varejo em agosto, na comparação com julho, segundo levantamento do Instituto de Economia Agrícola (IEA). O indicador do instituto para produtos de origem animal caiu 0,29%, enquanto os itens de origem vegetal subiram 1%.

Nos produtos de origem animal, o subgrupo “carnes” apresentou variação positiva de 0,42%, com destaque para o aumento nos preços dos cortes bovinos. Nos lácteos, o destaque foi a queda do preço do leite longa vida após três meses de alta. Os ovos continuam em queda e ficaram, em média, 3,21% inferiores a julho, informa o IEA em nota.

Entre os produtos de origem vegetal, quase todos os subgrupos mostraram elevação de preços. No agrupamento de “produtos básicos”, o vilão foi o pão francês, que aumentou em média 5,74%, devido à cotação do dólar e à importação de farinha de trigo. A exceção dos itens vegetais ficou com o subgrupo “hortaliças”, devido à queda de preços da cebola (-18,86%).

No ano, o indicador de preços para o varejo paulista ficou estável. Dos 88 itens analisados, 55 apresentaram variação percentual anual entre +5% e -5%. “Considerando-se que a inflação no período foi de 4,19%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE)2, conclui-se que, no mesmo período sazonal, há estabilidade nos preços de boa parte dos produtos alimentícios”, afirma o IEA.

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.