Na seção Estatística, são publicados gráficos elaborados pela Equipe BeefPoint com valores dos principais indicadores da pecuária de corte. Acreditamos que acompanhando e analisando esses dados é mais fácil entender de maneira abrangente o mercado do boi e os acontecimentos que influenciam a cadeia produtiva da carne bovina. Através dos gráficos publicados será possível observar a evolução dos preços do boi gordo e da reposição (indicador Esalq/BM&F), das exportações de carne, abates (IBGE e SIF), entre outros índices que mostram como anda a pecuária de corte nacional e o que podemos esperar para o futuro.
Gráfico 1.Preços médios da carne bovina in natura exportada pelo Brasil, de janeiro de 2002 a março de 2008
0 Comments
Acho que a exportação de carne bovina traz uma série de beneficios para a nação como um todo, entretanto ainda existe no pais uma população carente de proteina animal, localizada principalmente no nordeste do pais, e que precisa ser abastecida porque tem dificuldades em produzir animais para abate devido a inconstancia do clima.
Os preços do boi gordo para abate na praça de Pernambuco ja atingiu os R$ 80,00 por @ a vista e o bezerro para reposição nas regiões da zona da mata e no agreste do Estado ja vai na casa dos R$ 120,00 por @ a vista, portanto um mercado bastante atrativo, ja que atualmente existe uma grande parcela da população ansiosa pelo consumo da carne bovina e que esta tendo acesso a carne de ma qualidade produzida aqui no NE.
Necessitaria maior intercambio comercial de carne in natura entre região produtora e região consumidora para suprir constantemente o mercado carente alem de uma politica fiscal que beneficiasse a região importadora.