Os pecuaristas brasileiros ganharam mais que a inflação no ano passado e tendem a continuar com a rentabilidade alta em 2008. Tanto para a produção de leite quanto para a de carne bovina os preços subiram acima dos custos. E, se depender do comportamento do boi neste início de ano, o fato pode se repetir. Para o pesquisador Sérgio de Zen, apesar de os preços terem subido mais que os custos, a alta não foi suficiente para recuperar os prejuízos de três anos com cotações em baixa.
Os pecuaristas brasileiros ganharam mais que a inflação no ano passado e tendem a continuar com a rentabilidade alta em 2008. Tanto para a produção de leite quanto para a de carne bovina os preços subiram acima dos custos. E, se depender do comportamento do boi neste início de ano, o fato pode se repetir. Para analistas de mercado, os dois produtos seguem com cotações elevadas neste ano, com tendência de patamares mais altos até 2009, no caso da bovinocultura de corte.
Para o pesquisador Sérgio de Zen, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea/USP), apesar de os preços terem subido mais que os custos, a alta não foi suficiente para recuperar os prejuízos de três anos com cotações em baixa. Pelos seus cálculos, em relação a 2003, o pecuária ainda está perdendo 30% de rentabilidade.
É este cenário melhor que está fazendo o pecuarista Ricardo Vinha, de Dom Pedrito (RS) voltar a investir na atividade. As informações são de Neila Baldi, do jornal Gazeta Mercantil.