MS: Prova de ganho de peso apresenta resultados no sábado
12 de maio de 2003
Mais deputados assinam pedido para abrir a CPI das Carnes no RS
14 de maio de 2003

Preços recuam no campo em SP

Pesquisa feita pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão ligado à Secretaria Estadual de Agricultura, apontou que os preços agrícolas caíram 5,62% na primeira quadrissemana de maio, o que significa recuo de 2,69 pontos percentuais em relação ao mês de abril. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) indica tendência de forte retração e de variação negativa.

Dos 19 produtos analisados, sete apresentaram crescimento nos preços: algodão, amendoim, arroz, batata, café, cana-de-açúcar, e leite, enquanto onze tiveram redução: banana, cebola, laranja, milho, soja, tomate, trigo, aves, boi gordo, ovos e suíno. O destaque de alta continuou sendo o preço do arroz (+21,68), enquanto a maior queda ocorreu no tomate (-61,25%).

Entre os produtos de origem vegetal, a redução nos preços de todos os subgrupos (grãos+café, frutas e olerícolas) fez com que o preço do grupo tivesse diminuição de 5,53%. Já no segmento animal, a queda nas cotações de aves, boi gordo, ovos e suínos, apesar do aumento no preço do leite, fez com que o preço do grupo caísse 5,80%. O resultado foi a forte retração no índice geral (IPR) de 5,62%.

Segundo o diretor do IEA, Nelson Martin, nesta quadrissemana observou-se expressiva alta nos preços do arroz, em função da quebra de safra que vem sendo verificada à medida que avança a colheita.

Fonte: Instituto de Economia Agrícola (IEA), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.