Carne bovina maturada a seco em supermercados. Hambúrgueres planejados no McDonald’s, onde os clientes podem escolher entre até 19 ingredientes premium no estilo “construa seu próprio” hambúrguer. Essas são apenas duas das tendências de “premiumnização” que estão sendo vistas no ambiente varejista e de foodservice da Austrália recentemente.
O McDonald’s, maior rede de hambúrgueres do mundo, nessa semana anunciou planos para uma reforma de US$ 867,99 milhões de suas operações australianas nos próximos cinco anos, expandindo seus números de restaurantes e remodelando outros para acomodar os planos de hambúrgueres gourmet no estilo “crie seu próprio”. Pelo programa, os clientes terão 19 diferentes recheios nos hambúrgueres e ingredientes artesanais para escolherem.
O McDonald’s também planeja abrir outros 30 restaurantes por ano nos próximos cinco anos, somados aos 930 locais que já estão operacionais na Austrália.
Globalmente, o McDonald’s tem lutado para manter o desempenho das vendas na América do Norte, Europa e região da Ásia Pacífico, usando seu modelo existente. A remodelação da fórmula da companhia foi sugerida como uma solução para reverter o recente desempenho financeiro ruim da empresa.
Similarmente, no setor varejista, os principais operadores de supermercados estão adicionando características nunca vistas anteriormente em lojas de supermercados, misturando as linhas entre supermercados, delicatessen e fornecedores independentes de carne bovina premium.
Carne bovina maturada a seco nas lojas da Woolworths Indooroopilly
Tanto a rede Coles como a Woolworths agora têm lojas selecionadas trazendo gabinetes com carne maturada a seco em seus departamentos de carnes. Outros alimentos gourmet incluídos na nova frente da Woolies, a Double Bay (em áreas de alta renda disponível) incluem salas de queijos refrigeradas e aulas de culinária dadas por chefs nas lojas, além de ajudas aos clientes para tomarem decisões importantes de seleção.
Similarmente, a última loja de “última geração” da Coles no Mcquarie Centre em Sydney no noroeste da cidade inclui gabinetes de carne maturada a seco, baristas, confeiteiros e chefs de sushi.
O pesquisador de varejo, Michael Bate, da Colliers International, disse que o “luxo” estava finalmente chegando às lojas varejistas de alimentos. “Isso está mudando”, disse ele. “Nessas lojas, você vê produtos bonitos e marcas próprias de alta qualidade”.
Como está ocorrendo no resto do setor varejista do país, a internet é o principal fator que está impulsionando os varejistas nacionais de alimentos a mudar seu jogo, seja oferecendo carne bovina Wagyu com alto marmoreio, seja oferecendo carne maturada a seco. O aumento dos chefs famosos e programas de culinária na TV também contribuem para isso.
Para competir com a internet e fornecer uma experiência especial para os clientes, os varejistas em certas áreas investiram pesado em remodelações do local, mudanças no formato, adicionaram novas características e pessoal especializado.
Cortes Wagyu e premiam expostas em supermercado
“É um investimento em qualidade, não em quantidade”, disse o consultor de varejo da Crossmark Asia Pacific, Kevin Moore. “Repentinamente os varejistas não estão mais simplesmente estocando produtos em suas prateleiras, mas aprimorando seus bens, encontrando os melhores cortes de carne bovina, as melhores opções de frangos criados fora de gaiolas e os produtos locais mais frescos”.
Fonte: beefcentral.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.