A secretária do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Ann Veneman, juntamente com o agente comercial dos Estados Unidos, Robert Zoellick, viajaram para Doha, no Catar, onde participarão das negociações da Organização Mundial de Comércio (OMC). A reunião da OMC terá início nesta sexta feira, dia 9, estendendo-se até o próximo dia 13.
Em relato oficial, Veneman considerou o comércio internacional essencial para a lucratividade da Agricultura norte americana. A secretária afirmou que o encontro da OMC é muito importante para os EUA como um todo, particularmente para a agricultura. “O presidente Bush, Zoellick e eu temos a agricultura como prioridade nas relações internacionais. Nós esperamos que estes encontros levem a uma futura redução nas tarifas sobre os produtos agrícolas americanos, facilitando o acesso a mercados para os fazendeiros, pecuaristas e produtores de alimentos do nosso país.” Segundo a representante do governo, a agricultura foi deixada de lado nas relações e acordos comerciais por muitos anos.
“Entre os interesses primordiais dos EUA nesta nova rodada de negociações incluímos a eliminação dos subsídios às exportações e do excesso de tarifas sobre as mercadorias americanas, além da redução de outros tipos de subsídios que os competidores têm utilizado, colocando em desvantagem nossos produtores no mercado mundial”, completou Veneman.
Fonte: AgWeb (por Julianne Johnston), adptado por Equipe BeefPoint