“O ministro Antonio Palocci não está suficientemente sensibilizado pela difícil situação da agricultura brasileira”. A conclusão é de Sérgio Magalhães, presidente da Agrishow Ribeirão Preto, que se realiza até o sábado, dia 21 de maio, em Ribeirão Preto (SP).
Magalhães fez esta afirmação com base na reunião da qual participaram o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Roberto Rodrigues, o secretário de Agricultura do Estado de São Paulo Duarte Nogueira e cerca de 50 empresários do agronegócio. Ele também analisa que as várias cadeias produtivas estão lutando por seus interesses específicos e não pelo agronegócio como um todo. “Precisamos sentar, definir nossas bandeiras e lutar por elas, todos juntos”, ressalta o presidente da Agrishow.
Na quinta-feira, os empresários rurais voltam a pressionar as autoridades. Desta vez, o alvo é uma comitiva de cerca de 50 deputados estaduais, federias e senadores que estarão na Agrishow, em Ribeirão Preto. “A pressão ao Legislativo dá mais ressonância”, entende Magalhães.
Sérgio Magalhães entende que o real forte é o maior problema para a agricultura brasileira. Mas, informa o dirigente, a política econômica não mudará. “O ministro Palocci foi muito enfático em relação a isso. O dólar não vai subir”. Da mesma forma, entende Magalhães, a taxa de juros não cairá. “Se cair, será lentamente”.
Fonte: Assessoria de imprensa do Agrishow, adaptado por Equipe BeefPoint