Suíça rejeita iniciativas que endureciam exigência para alimentos
24 de setembro de 2018
Conselho Agropecuário do Sul decide trabalhar por harmonização de normas
24 de setembro de 2018

Primavera será quente e com chuvas irregulares no Centro-Oeste

A primavera no Hemisfério Sul, que começará oficialmente às 22h54 de amanhã (horário de Brasília), promete ser quente e com chuvas irregulares no Centro-Oeste do país, segundo a Climatempo. Na região, que lidera a produção brasileira de grãos, o plantio de soja desta safra 2018/19 teve nício em meados deste mês.

“A primavera de 2018 no Centro-Oeste terá influência do aquecimento do oceano Pacífico Equatorial, na altura da costa do Peru. A estação deve terminar com um El Niño estabelecido e que vai marcar o verão. Esse fenômeno acentua o calor e a irregularidade da chuva sobre a região”, diz a empresa de meteorologia em nota.

Na primeira quinzena de setembro, pancadas de chuva com forte intensidade atingiram o Centro-Oeste e permitiram o início da semeadura. Para outubro, a previsão é de calor intenso, com pancadas de chuva à tarde e à noite. “Porém, as pancadas cairão de forma irregular e mal distribuídas, o que dará grande diferença de volume de um lugar para outro e de um dia para outro. As áreas ao sul de Mato Grosso do Sul devem receber mais chuva do que a média”, diz a Climatempo em nota.

Para novembro e dezembro, a empresa prevê continuidade de irregularidade das chuvas e tempo firme. “Mesmo com temporais, muitas áreas do Centro-Oeste não receberão a chuva com frequência.”

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.