O Ministério da Agricultura da Eslováquia declarou que testes revelaram o primeiro caso no país de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), ou doença da ‘vaca louca’. A confirmação do caso deve ser feita por um laboratório alemão e revelado nos próximos dias.
Os resultados da confirmação de testes em um boi de seis anos de uma fazenda próxima a Ziar nad Hronom deverão ser conhecidos até a próxima quinta-feira. Se o teste confirmar os resultados de dois testes locais, a Eslováquia será o segundo país na Europa Central e Oriental, depois da República Checa, a descobrir a doença.
Segundo Pavol Koncos, ministro da Agricultura da Eslováquia, suspeita-se que o animal tenha contraído a doença da forragem. Segundo ele, todas as medidas necessárias para impedir a propagação da doença – incluindo o abate do rebanho – foram tomadas.
Neste ano, a Comissão Européia incluiu a Eslováquia em uma lista de países não pertencentes à União Européia com risco de apresentar surto da doença devido ao seu histórico de negociar gado e produtos bovinos. A República Tcheca, que confirmou um caso de doença de vaca louca em junho, também estava na lista.
Depois do caso tcheco, a Eslováquia iniciou testes compulsórios de todo o gado abatido com mais de 30 meses de idade. O governo destinou em junho US$ 3,15 milhões para combater a doença.
Fonte: Gazeta Mercantil, adaptado por Equipe BeefPoint