Fechamento 11:50 – 30/10/01
30 de outubro de 2001
Aumento no preço das vacinas contra aftosa
1 de novembro de 2001

Primeiro remate de bovinos após febre aftosa em Rio Grande

Foi realizado ontem, em Rio Grande, o primeiro remate de animais após os focos de febre aftosa na região. O evento foi promovido pelo Sindicato Rural de Rio Grande e ocorreu na Feira de Gado Geral, contando com a presença do secretário da Agricultura e Abastecimento, José Hermeto Hoffmann.

“Estamos muito felizes em estar aqui participando deste evento que marca a retomada da vida normal dos produtores de Rio Grande”, disse Hoffmann. O secretário destacou a linha de crédito especial que o Governo do Estado está disponibilizando, através do Banrisul, para os produtores atingidos pela aftosa em todo o RS. São até R$ 5 mil por produtor, com juros de 4% para agricultores familiares e 5% para os demais. “até o final da próxima semana, estamos encaminhando as indenizações, dentro dos prazos de pagamento. Em Rio Grande, estas medidas são particularmente importantes, porque a maior parte dos produtores atingidos são pequenos”, salientou.

O governo estadual estará promovendo, segundo o secretário, nos dias 20, 21 e 22 de novembro, um seminário estadual, onde serão discutidas as questões relativas à vacinação e ao Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa. “Queremos discutir estas questões, porque não podemos admitir que exista um remédio contra a doença e não podemos utilizá-lo”, disse. Para Hoffmann, “a política de erradicação da aftosa foi uma imposição do Governo Federal, mas o Governo do Estado está em outra linha, discutindo permanentemente com os produtores uma política mais adequada, devido às condições sanitárias dos países vizinhos ao RS”.

Exportações devem ser reiniciadas em breve no RS

O fim do embargo das importações de carne do Rio Grande do Sul, causado pelo aparecimento de casos de febre aftosa, pode ser anunciado muito em breve, segundo informou, nesta terça-feira, o comissário europeu para a agricultura, Franz Fischler. Na semana passada, uma equipe de veterinários da União Européia (UE) realizou uma inspeção no estado e, segundo o comissário, a situação brasileira é melhor que a da Argentina, que ainda deve receber a visita de uma equipe. A próxima reunião do Comitê de Monitoramento Veterinário da UE deve acontecer no dia 12 de novembro.

Fonte: Diário Online e Governo do Rio Grande do Sul, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.