Confira abaixo a entrevista com Luiz Henrique Dantas Carrijo, um dos finalistas do Prêmio AgroTalento 2013, na categoria Profissional Goiás.
O Prêmio AgroTalento 2013 é uma iniciativa ousada do BeefPoint, que identificou e reconheceu os jovens talentos da pecuária brasileira com idade de 25 a 45 anos. São essas pessoas que estão construindo hoje a pecuária do futuro, são elas que fazem a diferença em nosso setor.
O prêmio foi dividido em três etapas. Na primeira, o leitor BeefPoint preencheu um formulário onde tinha que indicar um nome para cada categoria e justificando sua escolha. Após disso, foi feita uma curadoria pelo BeefPoint, selecionando os finalistas. A terceira etapa foi uma votação aberta ao público, que se encerrou no dia 2 de dezembro. A cerimônia de entrega dos prêmios e a divulgação dos ganhadores foi na véspera do BeefSummit Brasil, no dia 9 de dezembro, no restaurante Varanda Ribeirão, no Shopping Iguatemi, em Ribeirão Preto – SP.
Saiba mais como vai funcionar e o que é o Movimento AgroTalento:
– Prêmio para celebrar os jovens talentos da pecuária brasileira (dezembro 2013)
– Portal com muitos conteúdos focados em desenvolvimento pessoal (durante todo ano de 2014)
– Plataforma de educação online com diversos cursos e treinamentos sobre desenvolvimento pessoal, gestão, liderança e auto-conhecimento (durante todo 2014)
– Curso intensivo estilo bootcamp de 5 dias fechado para convidados agrotalentos (primeiro semestre de 2014)
Para conhecer melhor os finalistas de cada categoria, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas com cada um deles:
Confira abaixo a entrevista com Luiz Henrique Dantas Carrijo, um dos finalistas do Prêmio AgroTalento 2013, na categoria Profissional Goiás.
Luis é médico-veterinário e diretor técnico da Integral Nutrição Animal, é responsável por desenvolver novos produtos para pecuária de corte e leite e responsável pelo treinamento técnico da equipe e assistência técnica aos clientes.
BeefPoint: Qual atividade na pecuária mais te inspira?
Luis Carrijo: Poder realizar o acompanhamento técnico em fazendas de pecuária de ciclo completo com terminação em confinamento.
BeefPoint: Você poderia nos contar sobre os acertos? O que fez e deu certo em sua carreira? Qual a sua maior realização?
Luis Carrijo: O maior acerto que tive na carreira foi decidir trabalhar com nutrição de animais de grande porte, uma área que possui muitas variáveis, e ter desenvolvido padrões nutricionais que facilitem o trabalho dos técnicos da equipe, isto melhorou os resultados obtidos no campo e permitiu que o conhecimento fosse utilizado de forma mais eficaz.
Minha maior realização é observar o desenvolvimento técnico das pessoas que trabalham ou trabalharam em nossa equipe.
BeefPoint: Em relação ao seu histórico profissional, porque você acha que foi indicado para o Prêmio AgroTalento? Das suas realizações profissionais, o que você tem mais orgulho até agora?
Luis Carrijo: Acredito que a indicação veio em função do trabalho de treinamento de pessoas e acompanhamento de pecuaristas que venho fazendo há 17 anos, trabalho este que muito me orgulha principalmente por ver que nestes anos o número de acertos foi maior que o número de erros, existem mais pecuaristas satisfeitos com os resultados alcançados e também pessoas gratas pelos conhecimentos adquiridos.
BeefPoint: Todos sabemos que aprendemos mais com nossos erros. O que fez e deu errado? Você poderia nos contar?
Luis Carrijo: O maior erro que já cometi foi o de acreditar que poderia realizar as tarefas sozinho, os resultados são muito melhores quando se trabalha em equipe, com cada elemento desempenhando sua função em busca do resultado.
BeefPoint: O que você fez em 2013 que te trouxe mais resultados?
Luis Carrijo: No ano de 2013, intensifiquei o planejamento de trabalho, dando prioridade as ações de maior importância para o resultado.
BeefPoint: O que você pretende fazer em 2014? Quais são seus planos?
Luis Carrijo: Continuar trabalhando com planejamento, intensificando o treinamento da equipe e me qualificando em novas áreas da nutrição de bovinos.
BeefPoint: Em sua opinião, o que deve ser feito para aumentar o envolvimento dos jovens na agropecuária?
Luis Carrijo: Acredito que ações de mídia como as desenvolvidas pelo BeefPoint, que mostrem como é o trabalho em toda a cadeia do agronegócio da carne e a importância do mesmo para o desenvolvimento do país pode motivar os jovens a se envolverem mais.
BeefPoint: Qual o exemplo de pecuarista do futuro no Brasil hoje? Quem você mais admira?
Luis Carrijo: Na minha opinião temos vários exemplos de pecuaristas que já fazem hoje a pecuária do futuro, tem preocupação em produzir carne de forma sustentável e lucrativa.
BeefPoint: Qual tema você acredita que será um marco na pecuária do futuro?
Luis Carrijo: Sustentabilidade, com respeito ao meio ambiente, as pessoas envolvidas no processo produtivo e com foco no lucro.
BeefPoint: Em sua opinião, qual fazenda se destaca na pecuária hoje?
Luis Carrijo: Todas as fazendas que tem controle de seus custos, mensuração de seus resultados zootécnicos e foco na lucratividade do negócio.
BeefPoint: Que mensagem você deixaria para os pecuaristas?
Luis Carrijo: Nem sempre os menores custos possibilitam os melhores resultados, o foco do negócio deve estar sempre em ganhos de produtividade com aumento de lucratividade.