O Programa de Melhoramento Genético do Rebanho de Minas Gerais (Pró-Genética) será apresentado para todo o país durante a próxima Expozebu, que começa no dia 28 de abril, em Uberaba. O objetivo do programa é facilitar a compra de touros de alto padrão genético pelos pecuaristas do Estado.
O Programa de Melhoramento Genético do Rebanho de Minas Gerais (Pró-Genética) será apresentado para todo o país durante a próxima Expozebu, que começa no dia 28 de abril, em Uberaba.
O objetivo do programa é facilitar a compra de touros de alto padrão genético pelos pecuaristas do Estado.
Lançado em 2006 pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), o Pró-Genética realiza feiras de touros em diversas regiões de Minas. Nesses encontros, os pecuaristas podem adquirir os animais para melhoramento do rebanho e negociar o preço diretamente com os vendedores.
A apresentação das ações e do funcionamento do programa durante a Expozebu será feita pelos técnicos da Emater-MG, empresa da assistência técnica vinculada à secretaria de Agricultura de Minas Gerais. É grande o interesse de outros estados pelo modelo adotado em Minas, explica o coordenador de bovinocultura de Emater, José Alberto de Ávila Pires. Segundo ele, o programa foi criado para beneficiar principalmente os pequenos pecuaristas e já conta com a adesão da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.
O grande desafio é levar a genética de alta qualidade aos produtores familiares, explica José Alberto. O coordenador cita, como exemplo, o Norte de Minas, onde mais de 90% dos pecuaristas possuem rebanho de até 100 vacas. A maioria desses produtores ainda usa um touro de baixa qualidade genética, conhecido com boi de boiada, para fazer o cruzamento com as vacas, explica.
Pelas regras do Pró-Genética, os touros colocados à venda durante feiras são animais que passaram por avaliação da qualidade reprodutiva (exame andrológico), com o aval das associações de criadores, como a ABCZ e a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. A mobilização dos compradores interessados é feita pela Emater-MG, sindicatos rurais, cooperativas e associações de produtores.
Em 2008, a idade máxima dos animais ofertados passará de 48 meses para 42 meses. A previsão é organizar 15 feiras durante o ano. Também está sendo estudada a criação de um banco para ofertas on-line de tourinhos. Os sindicatos, prefeituras e associações interessados em promover feiras do Pró-Genética devem enviar um pedido à secretaria de Agricultura de Minas Gerais com, pelo menos, 60 dias de antecedência.
No ano passado, foram realizadas 12 feiras do Pró-Genética organizadas pela secretaria de Agricultura em parceira com associações de criadores, sindicatos e prefeituras. De acordo com a ABCZ, foram comercializados 600 animais durante os eventos e mais 600 após as feiras. As informações são da Secretaria de Agricultura de Minas Gerais.